ESTeSL comemora 37º aniversário durante uma semana 23 mar 2018

ESTeSL comemora 37º aniversário durante uma semana

Decorreu no dia 20 de março a cerimónia comemorativa do 37º aniversário da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).

Sob o mote "Uma ponte para o Mundo!", foram várias as atividades organizadas ao longo do dia, que começou com a inauguração do equipamento Next Generation Sequencing, financiado pelo programa Portugal 2020 - Lisboa 2020 e que permite fazer, numa única leitura (do DNA), a sequenciação do Genoma inteiro. Na cerimónia estiveram presentes a Prof.ª Doutora Maria do Carmo Fonseca, Presidente do Instituto de Medicina Molecular (IMM), o Presidente do IPL, Prof. Doutor Elmano Margato, a Presidente da ESTeSL, Prof.ª Coordenadora Anabela Graça, além de outras individualidades do meio académico e científico.

As celebrações tiveram continuidade na Praça da Saúde com ações de promoção dos Cursos de Licenciatura da Escola, tendo prosseguido no interior do Auditório ESTeSL/ESEL com a Sessão Solene de Abertura e a Conferência proferida pelo Dr. Pedro Delgado Alves, deputado da Assembleia da República, dirigente autárquico, docente universitário e membro do Conselho de Representantes da ESTeSL, que destacou a importância da internacionalização nas instituições de ensino superior.

Na tradicional entrega de prémios receberam um reconhecimento público o Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia – H&TRC, na pessoa do Prof. Doutor Miguel Brito, e a Divisão de Gestão Académica, na pessoa da Dra. Patrícia Almeida. Antes da atribuição da Bolsa de Doutoramento CGD/ESTeSL 2017 à Prof.ª Ana Monteiro, da Área Científica de Saúde Ambiental, foi também homenageado o funcionário não docente Nuno Silva, que completou 25 anos ao serviço da ESTeSL. Tal como em anos anteriores, foram ainda entregues os “Prémios Caixa Geral de Depósitos” aos diplomados de cada curso de Licenciatura da ESTeSL que concluíram o curso com classificação final superior a 14 valores, e que, cumulativamente, terminaram o curso em quatro anos letivos. Foi também entregue o “Prémio João Simões Franco”, criado sob proposta do Conselho do Curso de Licenciatura em Cardiopneumologia da ESTeSL e destinado aos estudantes do 4º ano que realizam o melhor trabalho de investigação na unidade curricular de Investigação em Cardiopneumologia, em parceria com a empresa Medtronic Portugal. O “Prémio Nutrition and Dietetics Award”, criado sob proposta do Conselho de Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL e apoiado pela Auchan Portugal Hipermercados S.A., foi atribuído ao estudante que reuniu os melhores indicadores cumulativos na área do ensino, investigação e apoio à comunidade no Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL.

A cerimónia do Dia da ESTeSL prosseguiu com a entrega dos Diplomas de Curso aos estudantes que concluíram a sua Licenciatura e Mestrado no ano letivo de 2016/2017, sob o olhar atento dos seus familiares e amigos, estudantes, docentes, funcionários não docentes, antigos alunos e convidados.

No âmbito da temática escolhida para as comemorações dos 37 anos da ESTeSL, os presentes tiveram ainda oportunidade de assistir a um vídeo com testemunhos de licenciados da Escola que prosseguiram a sua vida profissional no estrangeiro, entre outros momentos culturais, dos quais se destacam as atuações da EST’eS La Tuna Feminina e a EST’eS La Tuna Masculina, a recitação do poema “Glória À Vida”, da autoria de Costa Mendes (1963), o bailado contemporâneo da estudante Joana Soeiro, do Curso de Licenciatura em Farmácia, e a performance dos alunos do Instituto de Música de Lisboa.

No exterior do Auditório houve ainda lugar para mais uma surpresa dedicada aos diplomados – a “Balada da Despedida” – que terminou com um jantar comemorativo, onde se reuniu a comunidade académica para um momento de convívio.

As comemorações do Dia da ESTeSL tiveram início na segunda-feira, com o 1º Encontro Pedagógico ESTeSL, promovido pelo Conselho Pedagógico da Escola, que incluiu palestras sobre “Inovação Pedagógica”, com a apresentação de exemplos de abordagens no ensino da ESTeSL, e “O Curriculum para além das notas...”, além da dinamização dos workshops “Dicas para elaborar um CV”, “Introdução ao SPSS”, “Como ir e o que fazer numa entrevista de trabalho” e “Mindfulness em contexto da Saúde”. Na quarta-feira teve lugar o Debate "Os Princípios de Integridade na Investigação", promovido pelo Conselho de Ética da ESTeSL, que contou com a presença da Prof.ª Doutora Helena Soares, Presidente do Conselho de Ética da ESTeSL, da Prof.ª Doutora Anita Gomes, docente da ESTeSL, investigadora do Grupo Diferenciação de Linfócitos T e Oncoimunologia do Instituto de Medicina Molecular e membro do Conselho de Ética da ESTeSL, do Prof. Doutor Miguel Brito, Diretor do Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia (H&TRC), e do Prof. Doutor Nuno Morais, Investigador Principal do Grupo Transcritómica de Doença do Instituto de Medicina Molecular. A semana de comemorações incluiu ainda a Sessão “AEESTeSL: Passado, Presente e Futuro”, promovida pela Associação de Estudantes da ESTeSL, que teve lugar na quinta-feira, dia 23 de março, na qual estiveram presentes estudantes e antigos estudantes que passaram pela Direção da AEESTeSL, onde partilharam as suas experiências, numa retrospetiva histórica da vida da Associação, que celebra este ano 27 anos.

As celebrações dos 37 anos da ESTeSL terminaram esta sexta-feira com o evento “Encontros com a Ciência na ESTeSL”, promovido pelo Conselho Técnico-Científico da ESTeSL, onde foram apresentados os projetos “ClimACT - Acting for the transition to a low carbon economy in schools”, pela Doutora Marta Almeida, do Instituto Superior Técnico, e pelos Engenheiros João Pombo e Filipe Silva, do Instituto de Soldadura e Qualidade, e “MEDICIS - Produced radioisotope beams for medicine”, pelo Prof. Doutor António Paulo e pela Mestre Alice D'Onofrio, do Instituto Superior Técnico.