ESTeSL no propósito das boas práticas e da melhoria contínua do ensino a distância 11 maio 2020

ESTeSL no caminho das boas práticas e da melhoria contínua do ensino a distância

O Gabinete de Apoio, Desenvolvimento e Monitorização do Ensino a Distância – GADMED da ESTeSL, promove sessões múltiplas de formação interpares para docentes, no âmbito do ensino a distância. Estas sessões decorrem em ambiente virtual, com recurso à plataforma Moodle e ao serviço Colibri, e presentemente focadas em “criar testes no Moodle®, num ambiente seguro”.

gadmed1 1. Workshop em sessão síncrona: “criar um teste no Moodle®”

Na situação de pandemia vivenciada, o ensino a distância foi uma necessidade e uma realidade, que merece atenção, cuidado e uma aposta clara na sua melhoria contínua.

Nesta vivência excecional, as atividades letivas e não letivas foram mantidas na ESTeSL, com professores e estudantes a trabalhar juntos, mas de forma remota, em ambientes virtuais de aprendizagem, com recurso à plataforma Moodle® e ao serviço Colibri.

A disrupção educacional é uma das respostas que se pode implementar em larga escala em resposta à COVID-19. As edtechs podem ter um papel fundamental neste processo urgente, com soluções tecnológicas, ensino online e apoio pedagógico a professores, estudantes e comunidade.

Contudo, o ensino a distância não deve ser uma transposição do ensino presencial para aulas em ambientes virtuais. O ensino a distância exige o recurso a tecnologia, a novas abordagens e novas metodologias de ensinar e de aprender. É um design instrucional totalmente diferente, e quem apresenta experiência fica, objetivamente, em vantagem.

A adversidade pode gerar oportunidades. Uma das lições a reter, com esta pandemia, é a necessidade das instituições de ensino adotarem novas metodologias e tecnologias educacionais, superando a morosidade, a tradição e o medo.

Ciente desta necessidade, a ESTeSL desenvolveu um plano estratégico para acompanhar e monitorizar o ensino a distância, nas suas diferentes etapas, criando o GADMED, sobre a égide da presidência.

No âmbito das suas funções, o GADMED tem vindo a desenvolver uma estratégia assente no trabalho colaborativo, com partilha de experiências e contributos de boas práticas para o ensino a distância. Neste contexto, programou formações para os docentes da ESTeSL.

gadmed2 2. Área de trabalho na plataforma Moodle

Na semana de 4 a 8 de maio de 2020 promoveu dez workshops online, suportados pela plataforma Colibri, com a temática “criar um teste no Moodle®”. Estes contaram com  cerca de 100 participantes tendo sido a formação assegurada por colegas com experiência na plataforma.

No final de cada sessão foi efetuada uma avaliação da formação. Os resultados foram muito encorajadores, particularmente pela relevância que os participantes colocaram quanto às competências adquiridas.

A esta formação inicial seguir-se-ão outras, com enfoque nos mecanismos de segurança para a elaboração e aplicação dos testes, assim como na gestão de todo o processo de avaliação.