Instituto Politécnico de Lisboa

Estudantes e docentes da ESTeSL em destaque no Angelini University Award 15/16 20 out 2016

Estudantes e docentes da ESTeSL em destaque no Angelini University Award 15/16

Decorreu no passado dia 13 de outubro de 2016 no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Cerimónia de Entrega de Prémios do Angelini University Award 15/16. Dos 15 grupos selecionados para apresentar os respetivos projetos ao júri do concurso e outros convidados especialistas do Setor da Saúde, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) esteve presente este ano com três grupos de estudantes e docentes.

Os estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL, Diogo Rodrigues, Filipe Rebelo, Inês Correia, João Vasques, Mariana Pinto e Sara Santana, acompanhados pela Prof.ª Diana Alexandre, apresentaram o projeto “NOP! CANCER - Nutrition in Oncology Palliative Care”, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação destinada a doentes oncológicos em cuidados paliativos e respetivos cuidadores.

Sob orientação do Prof. José Pedro Matos, os estudantes Jorge Silva e Joana Sousa, do 4º ano da licenciatura em Ortoprotesia da ESTeSL apresentaram o projeto “Contributo da Ortoprotesia para o conforto de um doente oncológico acamado”, que consiste na aplicação de um dispositivo à cama do doente acamado e em cuidados paliativos, de forma a permitir a sua mobilização independentemente da presença de cuidadores.

Com orientação da Prof.ª Anabela Graça e do Prof. Paulo Monteiro, as estudantes Marisa Vieira e Dalila Rosário, do 4º ano da licenciatura em Farmácia da ESTeSL, juntamente com Beatriz Carreira, estudante de Mestrado da Universidade Católica de Lisboa, apresentaram o projeto “Curso de Formação de Cuidados Paliativos Oncológicos Domiciliários”, que passa pelo desenvolvimento de um curso que permita preparar formandos para cuidar e apoiar os doentes oncológicos em fase terminal de vida, em qualquer faixa etária.

Terminadas as apresentações das 15 candidaturas semifinalistas o júri selecionou as 5 melhores para a finalíssima, tendo o grupo de estudantes da Licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL sido uma delas!

A cada edição o Angelini University Award (AUA) tem vindo a lançar diferentes desafios aos estudantes do ensino superior, tendo este ano incidido sobre o desenvolvimento de Produtos, Serviços ou Projetos Sociais destinados a doentes oncológicos em situação de cuidados paliativos.

Ao longo das várias edições do AUA a ESTeSL tem merecido destaque pelo número de candidaturas apresentadas, contudo, nesta 7ª edição superou as participações anteriores, sendo mesmo distinguida pela Farmacêutica como a instituição de ensino superior com maior número de projetos apresentados. Esta informação, que consta na publicação distribuída na Cerimónia de Entrega de Prémios, refere-se aos projetos apresentados pelas universidades e politécnicos a nível nacional.

Mais informações sobre o concurso em www.aua.pt.

A ESTeSL congratula-se com os resultados obtidos e dá os parabéns a todos os estudantes e professores que participaram neste concurso ao longo das várias edições!

Grupo da licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL Apresentação do projeto pelo representante do grupo da licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL Apresentação do projeto pelo representante do grupo da licenciatura em Ortoprotesia da ESTeSL Grupo das estudantes da licenciatura em Farmácia da ESTeSL com a estudante da Universidade Católica de Lisboa