I Mostra de Publicidade em Saúde na ESTeSL 9 abr 2019

I Mostra de Publicidade em Saúde na ESTeSL

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde 2019 (7 de abril), teve lugar no passado dia 5 de abril de 2019, a I Mostra de Publicidade em Saúde, uma organização conjunta da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) e da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL).

O anfiteatro da ESTeSL acolheu cerca de 100 participantes de entre estudantes, docentes e convidado que procuraram partilhar experiências e conhecimentos sobre novas tecnologias, digitalização dos serviços e robotização da sociedade, cruzando-os com os conceitos humanização, perspetiva do consumidor e limites legais e éticos do marketing, perspetivando como os profissionais em saúde podem ter um papel determinante nesta área.

Na sessão de abertura estiveram presentes a Presidente da ESTeSL, Prof.ª Anabela Graça e a Vice-Presidente da ESCS, Prof.ª Alexandra David em representação do Presidente da ESCS, Prof. André Sendin.

O programa incluiu a Conferência Literacia, Publicidade e Saúde, proferida pelo Professor Doutor Constantino Sakellarides, que abordou linhas centrais como regular os “emissores”, analisar os “receptores” e estratégia de promoção da literacia em saúde.

Seguiu-se a Mostra de Publicidade, apresentada pelo Professor Francisco Sena Santos e comentada pelo Prof. João Barros, ambos da ESCS. Foram exibidos 12 spots publicitários, com distintas origens, tendo sido focados três temas: diferenças culturais e legais entre a Europa e os EUA; Publicidade ao serviço da Saúde – campanhas institucionais; Saúde com emoção – humor, drama, angústia.

A mostra terminou com o Painel Desafios da Comunicação e Publicidade em Saúde, moderado pelo Prof. Francisco Sena Santos, tendo como comentadores a jurista Rita Roque de Pinho, o Dr. Jorge Correia da Roche Portugal, o Dr. Nuno Melo da Silva, Diretor de planeamento estratégico da J. Walter Thompson Lisboa e o Prof. Doutor Constantino Sakellarides. Foram abordados tópicos relativos à fiabilidade e precisão das mensagens publicitárias sobre saúde; o papel da moldura reguladora; a confiança na mensagem publicitária transmitida num quadro geral de hiperinformação.

Os momentos do evento poderão ser recordados no magazine E2, emitido às segundas-feiras, às 12h30, na RTP2.