Nanopartículas em Ambientes Ocupacionais Interiores e Efeitos na Saúde Humana 26 fev 2013

Equipa de medições em oficina de soldadura

Tendo em vista contribuir para o conhecimento da exposição a nanopartículas, em ambientes ocupacionais, está a decorrer desde junho de 2010 o projeto de investigação “Nanopartículas em Ambientes Ocupacionais Interiores e Efeitos na Saúde Humana”.

Desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - ISEL, com o apoio do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do grupo Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra - CEMUC do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, o projeto encontra-se na fase de preparação do relatório final para a entidade financiadora, a ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho.

Enquadramento do Projeto

O enorme incremento da nanotecnologia nos últimos anos levou ao aparecimento de muitas empresas nesta área, bem como ao aumento do número de profissionais especializados sobre a temática. A par da enorme janela de oportunidades aberta pela nanotecnologia, podem ser de igual ou ainda maior dimensão os riscos, para o ambiente e para a saúde humana, resultantes da crescente emissão de nanomateriais para os diferentes compartimentos ambientais (solo, ar e água) e da potencialmente crescente exposição humana a estes materiais, nomeadamente em ambiente laboral.

À semelhança do que acontece com a poluição atmosférica particulada, as vias da exposição humana a nanomateriais poderão incluir a inalação, através do trato respiratório; a absorção, através da pele; a ingestão, através da boca; ou combinações destas vias. É muito provável (e há já alguma evidência científica que o demonstra) que a via mais importante de exposição humana a nanopartículas seja a inalação. Por resultados recentes de investigação farmacêutica e de estudos toxicológicos, pode-se concluir que, dependendo das características de tamanho e área superficial, as nanopartículas podem entrar no corpo humano via pulmões e intestinos e são capazes de atravessar a barreira protetora da epiderme, podendo mesmo penetrar para além da derme.

Torna-se evidente a premência da investigação em nanopartículas e sua relação com a saúde humana e a necessidade de dar prioridade a aspetos como: (i) a caracterização das emissões dos nanomateriais para os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham; (ii) a identificação dos melhores métodos para caracterizar a exposição humana a esses materiais; (iii) a identificação das melhores estratégias de intervenção, na perspetiva da prevenção do risco e da proteção da saúde humana. Para além disso, sendo os locais de produção e manuseamento de nanopartículas os que podem propiciar exposições potencialmente mais elevadas devido a práticas laborais e condições de trabalho eventualmente deficientes e inadequadas, a prioridade de investigação e busca de informação deve contemplar sobretudo os ambientes ocupacionais.

• Conhecer os efeitos da exposição a nanopartículas, em ambientes ocupacionais
  • Contribuir para o preenchimento de importantes lacunas de informação relativas aos efeitos na saúde dos trabalhadores expostos a estes materiais

Publicações associadas ao projeto de investigação:

• Gomes, J.F.P., Albuquerque, P., Miranda, R., Vieira, M. - “Determination of airborne nanoparticles from welding operations”, Journal of Toxicology and Environmental Health – A, 75, 1-9, 747-755 (2012) - DOI: 10.1080/15287394.2012.688489 em http://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/1920
  • Gomes, J.F.P., Albuquerque, P., Miranda, R., Santos, T., Vieira, M. – “Comparison of deposited surface area of airborne ultrafine particles generated from two welding processes”, Inhalation Toxicology, 24(11), 774-781 (2012) - DOI: 10.3109/08958378.2012.7176487 http://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/1917

Comunicações associadas ao projeto de investigação:

• Gomes, J.F.P., Albuquerque, P., Miranda, R., Vieira, M. – “Assessment of deposited surface of airborne ultrafine particles from welding processes” – 7th International Conference on the Science of Exposure Assessment (X2012), Edinburgh, UK (2-5 julho).

No âmbito deste projeto foi ainda dado apoio à realização de dias teses de mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.