Nutrition4YOUth reúne jovens de 4 países para promover estilos de vida saudáveis 14 nov 2013

Teve lugar de 31 de outubro a 4 de novembro de 2013, em Lisboa, o curso de formação "Nutrition4YOUth", projeto que tem em vista desenvolver um espaço de formação para a promoção de Estilos de Vida Saudáveis e que reuniu 30 jovens oriundos de quatro países europeus - Grécia, Itália, Portugal e Roménia.

Neste projeto promovido em Portugal pelo Conselho Nacional de Juventude, em parceria com a Direção-Geral da Saúde, com o Instituto Português do Desporto e Juventude, com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), através do curso de licenciatura em Dietética e Nutrição, com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e com a Federação Académica do Desporto Universitário; e financiado pelo programa Juventude em Ação, os jovens foram dotados de competências na área da alimentação saudável, especificamente para a aquisição, preparação e confeção de refeições saudáveis com baixo custo e para a prática de exercício físico - numa lógica de intercâmbio gastronómico e cultural.

O programa do curso contemplou diferentes momentos de formação e capacitação em alimentação saudável e económica, arte culinária, e prática de exercício físico com baixos recursos. A sessão de abertura e encerramento do curso do projeto, bem como as atividades nos dias 1, 3 e 4 de novembro de 2013 tiveram lugar no espaço multiusos da ESTeSL, instituição parceira do projeto.

No dia 2 de novembro de 2013, o Mercado 31 de Janeiro, no Saldanha, em Lisboa, foi palco para uma "cozinha pedagógica" para promover hábitos de alimentação saudável, a baixo custo, e com a utilização de produtos frescos nacionais. Esta atividade teve a colaboração do Chef Fábio Bernardino e de uma equipa de dietistas, que de uma forma pedagógica ensinou, numa fase inicial, como devem ser escolhidos os produtos alimentares, para posteriormente serem preparados e confecionados, ainda dentro das instalações do mercado, durante os workshops de cozinha e arte culinária saudável.