Nutrition4YOUth reúne jovens dos projetos do Programa Escolhas existentes em Portugal para promover 5 nov 2014

Teve lugar no dia 24 de outubro de 2014, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, a II edição do curso de formação "Nutrition4YOUth", projeto que visa desenvolver um espaço de formação para a promoção de Estilos de Vida Saudáveis e que reuniu 50 jovens líderes e dinamizadores comunitários dos projetos do Programa Escolhas existentes em Portugal.

Em linha com as prioridades do Plano Nacional de Saúde e o Programa Nacional de Alimentação Saudável o projeto procurou incentivar estilos de vida saudáveis através da promoção de hábitos alimentares saudáveis e com baixo orçamento e pelo incentivo da prática de atividades ao ar livre, tendo por base a diversidade cultural e gastronómica da Dieta Mediterrânica.

O programa iniciou-se, com a colaboração dos professores da Licenciatura em Dietética e Nutrição, num espaço de capacitação dos jovens para a escolha e aquisição de produtos alimentares saudáveis e económicos simulando uma ida ao supermercado. Posteriormente, com o Chef Fabio Bernardino passou-se à confeção de um menu saudável e económico para de seguida se fazer um debate gastronómico.

A sessão pública de apresentação do ebook Nutrition4YOUth contou com a presença do Dr. Fernando Leal da Costa, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Pedro Calado Alto, Comissário para as Migrações em representação do Secretário Estado Adjunto do Ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional, Dr. Ivo Costa Santos em representação do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dra. Joana Branco Lopes Presidente do Conselho Nacional da Juventude e Prof. João Lobato, Presidente da ESTeSL. O ebook Nutrition4YOUth pode ser consultado em www.cnj.pt/nutrition4youth

O desafio foi lançado e assumiu-se o compromisso conjunto de se continuarem as ações pelo país com os restantes projetos do Programa Escolhas.

logos