Projeto Sintra Cresce Saudável reconhecido com o Prémio EU Health Awards 23 out 2019

Projeto Sintra Cresce Saudável reconhecido com o Prémio EU Health Awards

O Projeto Sintra Cresce Saudável no qual a ESTeSL é parceira recebeu o reconhecimento da Comissão Europeia com o prémio "EU Health Awards 2019" na categoria Cidades com a temática  " A prevenção e redução da obesidade infanto-juvenil" atribuído pelo Comissário para a Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis.

O projeto “Sintra Cresce Saudável” envolve a comunidade na promoção de estilos de vida saudável em escolas do primeiro ciclo do ensino básico. Esta iniciativa é dinamizada pelo Município de Sintra com o apoio de parceiros na área da saúde, da academia e de organizações de âmbito nacional. O projeto capacita as comunidades escolares na área da promoção da saúde, combinando estratégias educacionais com alteração das práticas ao nível da sustentabilidade e das alterações climáticas, fazendo convergir as diferentes dimensões na opção por estilos de vida mais saudáveis e mais conscientes.

Após escrutínio do júri europeu, foram escolhidos os três melhores projetos de cada categoria a concurso (Cidades, Escolas e ONG), tendo o projeto de Sintra sido o segundo melhor de 2019 na categoria Cidades. Com este prémio, a União Europeia pretende distinguir Escolas, Municípios ou Organizações Não Governamentais, cujo trabalho reverta positivamente para as respetivas comunidades, no âmbito da prevenção e redução da obesidade em crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos.

O prémio valoriza o empenho de cada uma das entidades distinguidas, realçando o trabalho desenvolvido nas respetivas comunidades, sobretudo ao nível da tomada de consciência do papel vital que todos desempenham para o fortalecimento da democracia participativa e para a cidadania ativa em matéria de saúde pública.

As professoras da ESTeSL, Rute Borrego e  Raquel Ferreira integram a equipa deste projeto, a qual é totalmente constituída por nutricionistas formadas na ESTeSL na licenciatura em Dietética e Nutrição.

Parabéns à ESTeSL e aos seus Docentes!

Mais informações em https://ec.europa.eu/health/policies/events/ev_20191017_en e http://crescesaudavel.sintra.pt/