Instituto Politécnico de Lisboa

Trabalho de estudantes de Saúde Ambiental na final de concurso da Agência Europeia do Ambiente 3 maio 2018

Trabalho de estudantes de Saúde Ambiental na final de concurso da Agência Europeia do Ambiente

O trabalho “Colour of Pollution”, das estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), Catarina Ricardo, Felícia Sofia, Inês César e Joana Ferreira, foi selecionado para integrar o lote de finalistas do concurso “I LIVE GREEN”, da Agência Europeia do Ambiente, na categoria de Clean Water.

Integrado nas atividades do Programa Eco-Escolas, o vídeo escolhido foi produzido pelas estudantes no âmbito do Estágio em Saúde Ambiental I.

Além da atribuição de prémios para os vencedores de cada categoria, determinados por um júri composto por especialistas em comunicação ambiental de toda a Europa, o concurso permite a votação do público, através do Public Choice Award. A votação pública decorre entre 1 e 31 de maio de 2018, sendo os vencedores anunciados a 5 de junho de 2018. Para votar, basta seguir para a página de votação e escolher o vídeo CLEAN WATER 8. Embora seja possível apenas um voto por pessoa, cada um de nós poderá votar várias vezes se recorrermos a vários equipamentos diferentes (computadores, tablets, smartphones).


A iniciativa “I LIVE GREEN” desafiou os cidadãos europeus a mostrar a sua criatividade e a partilhar as suas ações para ajudar o ambiente, através da realização de pequenos vídeos associados a quatro categorias: alimentação sustentável, ar limpo, água limpa e zero desperdício. O concurso permitiu mostrar como as nossas decisões diárias são determinantes para vivermos num ambiente mais limpo e saudável: o que comemos e compramos, como nos deslocamos para o trabalho ou para a Escola ou como aquecemos as nossas casas. É importante percebermos como as nossas escolhas, grandes e pequenas, têm impacto no ambiente e na nossa saúde.