Instituto Politécnico de Lisboa

Vídeo-reportagem da ESTeSL vencedora na edição do Eco-Repórter da Energia 2013 30 jul 2013

O desafio Eco-Repórter da Energia, que tem vindo a ser replicado nos últimos anos associado ao Programa Eco-Escolas, visa a motivação para a realização de trabalhos de reportagem em torno do tema energia, na região em que as escolas se localizam.

A proposta é a da realização de um conjunto de investigações locais em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia e os temas têm sido diversificados, passando pelas energias renováveis, hábitos de consumo, hábitos de mobilidade até às implicações em termos de alterações climáticas. Os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da sua utilização, são exemplos da multiplicidade de enfoques que podem ser dados ao processo de investigação associado ao Eco-Repórter da Energia.

Na edição de 2012, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) participou neste desafio com a vídeo-reportagem “Um dia sem carros… na ESTeSL”. Na edição do Eco-Repórter da Energia 2013 voltámos a participar no 2.º escalão (para estudantes entre os 15 e os 21 anos, onde se enquadram os do ensino superior), desta vez com duas reportagens.
 
A vídeo-reportagem vencedora da edição deste ano acabou por ser uma das submetidas a concurso pela ESTeSL, realizada por estudantes do 1.º ano do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental, associada ao tema da Pegada Ecológica e os consumos energéticos na ESTeSL, escolhida de entre as mais de 30 reportagens apresentadas a nível nacional.

Para além dos prémios associados a esta vitória, a ESTeSL irá ainda participar na próxima edição do Seminário Nacional de Jovens Repórteres para o Ambiente, onde é expectável que vá apresentar o trabalho agora premiado.

Vídeo