Instituto Politécnico de Lisboa

Submissão de Projetos/Estudos ao Conselho de Ética

Para a submissão de projetos/estudos ao Conselho de Ética da ESTeSL deverá submeter o formulário e enviar para o email conselhodeetica@estesl.ipl.pt os documentos abaixo descritos, indicando sempre o nome do Projeto/Estudo e do investigador.

 DOCUMENTOS obrigatórios:

1. Carta dirigida ao Presidente da Comissão de Ética a solicitar emissão de parecer

2. Documento do orientador onde seja explicito que conhece, concorda e aceita orientar o referido trabalho (se aplicável. Poderá ser no caso dos 2º ciclos o Modelo 5)

3. Contrato financeiro (Lei 21/2014 de 16-04, art. 13º)

4. Declaração de conflito de interesses

5. Pessoa de contacto com instituição externa (no caso em que se preveja essa colaboração)

6.1 Curriculum vitae do proponente

6.2 Curriculum vitae da equipa de investigação / orientador quando forem externos à ESTeSL

7. Protocolo de investigação com inclusão de:
a) enquadramento com apresentação do tema e fundamentação científica da sua pertinência; b) definição clara dos objetivos gerais e específicos coerentes com o tema apresentado; c) metodologia adequada aos objetivos geral e específicos apresentados. Com descrição detalhada de: população; modalidade de recolha da amostra; critérios de seleção; metodologia de recolha de dados com local de realização do estudo; análise prevista de dados; considerações éticas e legais nomeadamente: tipo de dados (anonimizados, codificados), procedimentos de proteção de dados: estratégias de codificação e/ou codificação dos dados; local e tempo de guarda de dados

8. Consentimento Informado (se aplicável) ver modelo disponibilizado

9. Documentos de aprovação/aceitação das instituições envolvidas (p.ex. Conselho de Administração) e das respetivas Comissões de Ética (quando existem nas instituições envolvidas)

A submissão do projeto só é validada após o envio de todos os documentos obrigatórios.


ContactosSubmissão de Projetos/Estudos ao Conselho de Ética

conselhodeetica@estesl.ipl.pt