José Moreira
Submetido por jose_moreira a 11 October 2022

Projeto EXPO-GREEN junta ESTeSL e o National Institute of Occupational Health da Noruega (STAMI)

11.10.2022

EXPO-GREEN arrancou em maio de 2020 e pretende contribuir para a avaliação da exposição ocupacional a microorganismos dos trabalhadores da indústria da gestão resíduos.

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde Lisboa do Politécnico de Lisboa – (ESTeSL-IPL) e o National Institute of Occupational Health da Noruega (STAMI) colaboram numa iniciativa bilateral, financiada pelos EEA Grants, designada por “Exposição a agentes microbiológicos e efeitos na saúde de trabalhadores da indústria de resíduos – EXPO-Green”.

A iniciativa, submetida pela investigadora e docente da ESTeSL-IPL Carla Viegas, contempla várias atividades como a colheita de amostras ambientais na indústria de gestão de resíduos em Portugal e na Noruega, a comparação de dados entre as amostras dos dois países, a partilha de conhecimentos e a apresentação de resultados do estudo efetuado.

Os resultados do projeto serão um contributo para suportar futuras medidas regulamentares, que visem minimizar a exposição ocupacional e, consequentemente, prevenir as doenças profissionais.

No âmbito do Projeto, foram promovidos dois seminários, um em Portugal e outro na Noruega, em maio de 2022, com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e resultados esperados, bem como o desenvolvimento de novos projetos de investigação em colaboração.

Imagem removida.

Texto de: GCI IPL