Instituto Politécnico de Lisboa

1ª Conferência em Radiações e Saúde – Dosimetria Individual 1 mar 2016

1ª Conferência em Radiações e Saúde – Dosimetria Individual

Decorreu nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2016, na ESTeSL, a 1ª Conferência em Radiações e Saúde – Dosimetria Individual, organizada pelo Grupo de Investigação em Radiações e Saúde, em conjunto com as Áreas Científicas de Cardiopneumologia, Medicina Nuclear, Radiologia, Radioterapia e Saúde Ambiental da ESTeSL.

Esta iniciativa, a organizar anualmente, resultou da preocupação dos profissionais de saúde face aos riscos associados à utilização de radiações ionizantes na saúde, tanto ao nível do diagnóstico como da terapêutica, e aos quais estão expostos.

O primeiro dia foi reservado para a dinamização de workshops sob temas como a "Proteção Radiológica em Radiologia e Boas Práticas em Dosimetria Individual", "Novos Euratom Basic Safety Standards: Esperança para uma segurança e proteção radiológica melhores?" e "Coach Modality em Tomografia Computorizada e minimização de dose", tendo sido preenchidas as vagas disponíveis. No final do dia teve lugar a sessão de abertura, que contou com a presença do Vice-Presidente da ESTeSL, Professor Luís Lança e do Presidente da Comissão Organizadora, Professor Luís Freire.

No segundo dia do evento, composto por sessões plenárias, comunicações livres e exposição de pósteres, foram debatidos temas como "Des(confiança) dos técnicos de saúde no sistema de dosimetria individual", "Dosimetria individual: metodologias, QA e resultados do European Survey 2012", "Novos agentes para teranóstica em oncologia: aspetos dosimétricos", "Dosimetria in vivo do tratamento de radioterapia de doentes com tumores de mama".

Antes do encerramento foram ainda atribuídos os prémios de melhor comunicação oral a Luísa Roldão Pereira e melhor poster aos participantes Maria Rodrigues, Patrick Sousa, Maria João Manzano.

Para quem não teve a possibilidade de deslocar-se até ao Auditório da ESTeSL/ESEL, foi possível acompanhar o evento em direto, via Live Streaming (http://live.fccn.pt/iplisboa/ests/rsdi/), uma prática cada vez mais recorrente nos eventos da ESTeSL.

 

Consulte aqui o Programa.