Instituto Politécnico de Lisboa

1º Congresso da RIESDM juntou especialistas nacionais e internacionais 19 jul 2021

1º Congresso da RIESDM juntou especialistas nacionais e internacionais

A Rede de Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM), da qual a ESTeSL integra a equipa coordenadora, realizou nos passados dias 1 e 2 julho o seu 1º Congresso, uma organização conjunta com o Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM).

Além da participação de 260 congressistas, associaram-se ainda a este evento Ana Paula Fernandes Martins, Presidente da Câmara Municipal de Tavira – Comunidade Representativa da Dieta Mediterrânica em Portugal, Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve, e Rui Martinho, Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O programa científico do Congresso, que contou com a participação do Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM), do Circuito Castelli e Borghi Medievali, do Departamento Científico da Fundación Dieta Mediterránea e das 21 IES que constituem a RIESDM, incluiu a apresentação de 14 comunicações orais e 60 pósteres científicos, distribuídos pelas temáticas da Saúde, Agricultura e Ambiente, Coesão do Território, Gastronomia e do Património e Cultura.

A RIESDM encerrou os trabalhos deste 1º Congresso apresentando o seu Plano de Atividades para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (2020 - 2023), que sistematiza os vetores estratégicos, objetivos e ações a desenvolver. O documento pode ser consultado em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/16695.

 

De relembrar que a RIESDM, criada em 2019, tem como objetivo congregar a investigação realizada pelas diversas Instituições de Ensino Superior (IES), no âmbito da Promoção e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, e estabelecer e consolidar parcerias com outras entidades com responsabilidade nesta área.

 

Estamos juntos pela Promoção e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica!