2ª Edição do concurso anual IDI&CA aprova 9 Projetos de Investigação da ESTeSL 17 jul 2017

2ª Edição do concurso anual IDI&CA aprova 9 Projetos de Investigação da ESTeSL

No âmbito do Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) – Edição de 2017, foram aprovados 9 projetos da ESTeSL.

Os investigadores responsáveis pelos projetos aprovados estiveram hoje presentes na Cerimónia de Assinatura dos Termos de Aceitação dos Projetos, que ocorreu nos Serviços da Presidência do IPL e contou com a presença do Presidente do IPL, Prof. Doutor Elmano Margato, do Pró-presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, Prof. Doutor José Cavaleiro Rodrigues, e do Administrador do IPL, Dr. António Marques.

Na cerimónia estiveram ainda presentes a Presidente da ESTeSL, Prof. Coordenadora Anabela Graça, a Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTeSL, Prof.ª Coordenadora Lina Vieira, e membros da comunidade académica da ESTeSL.

O IDI&CA procura dinamizar a Investigação Científica, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística no IPL, apoiando a realização de projetos propostos pelos docentes e suas equipas, através de financiamento concedido pelo IPL.

O processo de apresentação de candidaturas à Edição 2017 do IDI&CA decorreu até o dia 08 de maio, tendo sido apresentadas 105 candidaturas.

Projetos da ESTeSL aprovados:

Título do projeto

Coordenador

Estabelecimento de curvas de calibração para determinação de carga fúngica por PCR quantitativo em tempo real (qPCR)

Anita Quintal Gomes

Terapia oncológica em ambulatório: impacto para a saúde pública e para o ambiente

Ana Costa Veiga

Uma nova interação molecular no espectro das ciliopatias humanas: as protéinas centrossomais TBCCD1 e OFD1

Helena Soares

Estudo da obesidade monogenética em jovens com recurso à utilização de tecnologia de ponta - NGS

Miguel Brito

Estudo piloto para avaliação da exposição ao microbiota em casos de pacientes com fibrose quística em Portugal