Apresentação do ebook "Literacia da Informação em Contexto Universitário" na ESTeSL 19 dez 2016

Realizou-se no dia 13 de dezembro de 2016, no Anfiteatro da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), a apresentação do ebook "Literacia da Informação em Contexto Universitário", da autoria de Carlos Lopes, Tatiana Sanches, Isabel Andrade, Maria da Luz Antunes e Julio Alonso-Arévalo.

Esta obra, de referência fundamental para docentes, profissionais e estudantes, aborda “os principais marcos que afetam a literacia da informação no contexto universitário, enfatizando não só o diagnóstico dos problemas, mas a sua solução”. No ensino superior o contexto atual exige, no seio do processo de Bolonha, mas também à luz do que são as alterações tecnológicas e comunicacionais, uma reconfiguração da forma como se aprende. O estudante, impelido que é a lidar com novos ambientes de aprendizagem, terá de lidar com informação, saber selecioná-la, avaliá-la, interpretá-la e comunicá-la. A partir de contributos nacionais e internacionais, com o que de mais atual se faz nesta área, procura-se ancorar a literacia da informação em investigação teórica que sustente as práticas, mas igualmente apresentar casos exemplares que possam ser inspiradores e replicáveis em diferentes contextos educativos. Os contributos que formam este livro pretendem trazer ideias e partilhar experiências, alargar horizontes e criar alguma luz sobre o panorama nacional relativamente à literacia da informação.

A cerimónia de apresentação do ebook contou com a presença do Presidente da ESTeSL, Prof. Coordenador João Lobato, que deu as boas vindas aos presentes e felicitou os autores, do representante do ISPA – Instituto Universitário e coautor, Prof. Doutor Carlos Lopes, e da Prof.ª Doutora Manuela Barreto Nunes, da Universidade Portucalense, que fez a apresentação da obra.

A sessão foi conduzida pela responsável da Biblioteca da ESTeSL e coautora, Dra. Maria da Luz Antunes, a que se seguiu ainda a intervenção da coautora Dra. Tatiana Sanches, da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação – Universidade de Lisboa.

Consulte aqui o Programa.