Assinatura de protocolo de cooperação no âmbito da formação em saúde em Timor Leste
Dando continuidade à colaboração que tem vindo a ser desenvolvida deste 2007, no âmbito da formação em saúde em Timor Leste, a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), o CAMÕES – Instituto da Cooperação e da Língua e a Universidade Nacional de Timor Lorosa´e (UNTL) assinaram no passado dia 30 de outubro de 2013 um protocolo de cooperação para a implementação do Projeto ForSA – Formação em Saúde, nos próximos dois anos.
Este Projeto conta com o apoio técnico-científico e pedagógico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL-IPL) e com uma assessoria em Díli, para além do apoio ao nível da formação de docentes, da elaboração dos curricula dos cursos, da gestão pedagógica e da docência em disciplinas específicas.
O projeto ForSa visa contribuir para a melhoria das capacidades pedagógicas e organizativas da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade Nacional de Timor Lorosa´e, ao nível da preparação e implementação dos cursos superiores de Farmácia, Análises Clínicas e Nutrição.
O sector da saúde de Timor Leste enfrenta uma insuficiência de recursos humanos, nomeadamente ao nível dos profissionais de Farmácia, Análises Clínicas e Nutrição, sendo a formação destes uma prioridade do Plano Estratégico do Sector da Saúde daquele país. Com o reforço dos profissionais de saúde destas áreas, devidamente qualificados, no sistema de saúde viabiliza-se um melhor desempenho dos serviços de saúde de Timor-Leste.