Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia da ESTeSL fala sobre Nutrigenética no Sociedade Civil 9 jun 2020

Teve lugar no passado dia 29 de maio de 2020 mais um Sociedade Civil cujo tema foi "Boa Digestão" e que contou com a participação de Ana Banza, Nutricionista; Dr. Rui Tato Marinho, Membro da direção da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia; Dr.ª Henedina Antunes, Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica; Vera Gomes, Presidente da Associação Crohn/Colite e o Prof. Doutor Miguel Brito, Docente e Coordenador do Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia (H&TRC) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa.

Um dos temas abordados foi a Nutrigenética, que consiste no estudo da associação entre a variabilidade genética e a resposta à nutrição, podendo assim condicionar as escolhas alimentares e caminhar no sentido de uma nutrição personalizada. É pela nutrigenética que são identificadas algumas doenças genéticas que carecem de nutrição especial e específica, e num futuro esta caracterização genética pode ter uma aplicação mais generalizada, em associação com o estilo de vida, para a definição de uma dieta personalizada.

Parabéns ao Professor Miguel Brito por dar a conhecer a investigação que é desenvolvida na ESTeSL e no Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia (H&TRC).

Veja aqui o programa na íntegra!