Instituto Politécnico de Lisboa

ClimACT promove auditoria energética na ESTeSL 23 maio 2017

ClimACT promove auditoria energética na ESTeSL

Fruto do trabalho realizado no âmbito do Programa Eco-Escolas, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) foi selecionada para integrar o conjunto de 35 escolas piloto de Portugal, Espanha, França e Gibraltar associadas ao projeto Interreg Sudoe ClimACT, que pretende apoiar as escolas na transição para uma economia de baixo carbono.

No âmbito do ClimACT, o ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade (um dos parceiros do projeto) irá realizar de 23 a 31 de maio de 2017 uma auditoria energética na Escola, de forma fazer a caracterização energética pormenorizada da ESTeSL.

A auditoria consistirá em efetuar medições energéticas em quadros elétricos e equipamentos, bem como fazer uma caracterização aprofundada da iluminação, equipamentos e horários de utilização de cada espaço da ESTeSL, com o objetivo de garantir o diagnóstico inicial que servirá de baseline para o trabalho a desenvolver nos próximos anos no domínio da energia.

O convite para a ESTeSL integrar este projeto decorreu do trabalho que tem vindo a ser feito desde o ano letivo 2010/2011 no âmbito do Programa Eco-Escolas e que já tem merecido, por diversas ocasiões, o reconhecimento a nível nacional e internacional.

Das atividades já desenvolvidas este ano destacam-se os seguintes:

Participação na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Adesão à Hora do Planeta

Representação do Programa Eco-Escolas da ESTeSL na Futurália

Caminhada pelo Parque das Nações, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde
e integrada na “Rota Eco-Escolas”

Participação na campanha Litter Less

Neste último caso, o trabalho desenvolvido pelos estudantes da ESTeSL foi escolhido para representar Portugal no concurso internacional Litter Less Campaign no escalão dos 19 aos 21 anos, na categoria de fotorreportagem.