Conselho Pedagógico promove Colóquio Pedagógico 18 jun 2013

Conselho Pedagógico promove Colóquio Pedagógico

O Conselho Pedagógico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) promoveu no dia 5 de junho de 2013 um Colóquio Pedagógico subordinado ao tema - Avaliação da qualidade do ensino nas Ciências e Tecnologias da Saúde.

Os modelos de ensino-aprendizagem e as ferramentas de avaliação do ensino têm sofrido avanços substanciais sob os atuais paradigmas da acreditação do ensino superior, sendo por isso necessária uma contínua atualização de conhecimentos. Neste sentido, é fundamental promover espaços de cariz dialético, fomentadores da interação, onde estudantes, docentes e funcionários não-docentes possam comunicar, proporcionando uma maior aproximação de todos estes intervenientes ao meio académico e a temáticas atuais.

O Colóquio Pedagógico iniciou-se com a apresentação dos resultados dos questionários de avaliação do processo de ensino-aprendizagem da ESTeSL do 2º semestre de 2012/2013 pela Prof. Susana Branco e pelas Estudantes Ana Marques, Soraya Rodas e Cátia Pereira da Comissão de Acompanhamento Pedagógico.

Seguiu-se uma intervenção subordinada ao tema “Avaliação do ensino no superior – Que instrumentos?”, pela Prof.ª Glória Ramalho, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

Por fim, a  Dr.ª Alda dos Santos Neves da B-Training, Consulting deu a conhecer o Sistema de Certificação de Entidades Formadoras - Resultados e Melhoria Contínua.

O primeiro Colóquio Pedagógico demonstrou que este tipo de iniciativas são essenciais no fomento de uma cultura integradora e positiva em torno da avaliação pedagógica das unidades curriculares/docentes e da Qualidade do ensino.

Prof.ª Glória Ramalho Dr.ª Alda dos Santos Neves Professor Amadeu Ferro – Presidente do Conselho Pedagógico da ESTeSL