Dia do Suporte Básico de Vida na ESTeSL 5 dez 2014

Dia do Suporte Básico de Vida na ESTeSL

A área científica de Cardiopneumologia, do Departamento das Ciências e Tecnologias das Radiações e Biossinais da Saúde da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) encontra-se a desenvolver desde Março, um projeto inovador designado de “Formação interpares em suporte Básico de Vida (SBV)”, dirigido aos mais de 2100 estudantes da Escola.

Para promover a cultura do Suporte Básico de Vida na Escola, foi instituído o Dia do Suporte Básico de Vida na ESTeSL, tendo – se realizado a primeira edição no passado dia 25 de novembro de 2014. Participaram neste dia estudantes, funcionários não docentes, docentes, profissionais de saúde membros de outras instituições, alunos do ensino básico e outros interessados sobre a temática do SBV.

De acordo com o programa, ao longo do dia decorreram iniciativas, em diversos espaços da ESTeSL. Associou-se ainda a este Dia, o prof. Luis Pacheco com a apresentação do projeto: “Gesto Certo” – Um livro sobre suporte Básico de Vida dirigido a crianças.

PROGRAMA

10h30 - 11h30 - Mass Training de Suporte Básico de Vida Praça da Saúde/ Espaço Multiusos ESTeSL para estudantes

11h30 - 12h30 - Demonstração de Suporte Básico de Vida nos átrios do edificio da ESTeSL

14h30 - 16h00 - Tertúlia: Dia do SBV na ESTeSL

Moderador - João Lobato

A Paragem Cardio-Respiratória: Fatos e Números - Carlos Gonçalves

"Reanimei uma pessoa!" ... um testemunho - Nuno Jorge

"O Projeto de Formação Interpares em SBV na ESTeSL" - Aida Carolo

Pausa Saudável

16h30 - 17h30 - Mass Training de Suporte Básico de Vida na Praça da Saúde para estudantes

Exposições:

Exposição técnica - Empresas de equipamentos didáticos SBV e emergência médica.

Exposição de posters informativos sobre Paragem Cardio-respiratória e SBV

Exposição/ Divulgação do projeto: Gesto Certo - Luís Pacheco

Conheça o Projeto Formação interpares em Suporte Básico de Vida

Para reflexão acerca da Temática da paragem cardiorespiratória e do Suporte Básico de Vida

A paragem cardio-respiratória (PCR) é responsável por mais de 60% das mortes no adulto com doença coronária, constituindo-se como a principal causa de morte na Europa, afetando cerca de 700.000 indivíduos por ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria das mortes evitáveis associa-se à doença coronária e ocorre fora dos hospitais. A evidência empírica permite afirmar que, em mais de metade dos casos de PCR, as vítimas não chegam com vida aos hospitais.

O início imediato de suporte básico de vida (SBV) permite duplicar ou triplicar a probabilidade de sobrevida na PCR, constituindo-se como uma competência essencial recomendada a todos os cidadãos, e não exclusivamente a profissionais de saúde, pois todos podem ser potenciais testemunhas de uma PCR.

Mass Training de Suporte Básico de Vida Praça da Saúde/ Espaço Multiusos ESTeSL para estudantes Mass Training de Suporte Básico de Vida Praça da Saúde/ Espaço Multiusos ESTeSL para estudantes Demonstração de Suporte Básico de Vida nos átrios do edificio da ESTeSL realizado pelo Presidente da ESTeSL, Prof. Coordenador João Lobato Demonstração de Suporte Básico de Vida nos átrios do edifício da ESTeSL Praça da Saúde no Dia do Suporte Básico de Vida na ESTeSL Equipa do Dia do Suporte Básico de Vida na ESTeSL Tertúlia: Dia do SBV na ESTeSL A Paragem Cardio-Respiratória: Fatos e Números – Prof. Carlos Gonçalves da ESTeSL "Reanimei uma pessoa!" ... um testemunho - Nuno Jorge "O Projeto de Formação Interpares em SBV na ESTeSL" – Prof.ª Aida Carolo da ESTeSL Tertúlia: Testemunho da monitora em Suporte Básico de Vida (SBV) Patricia Leão Exposição técnica - Empresas de equipamentos didáticos SBV e emergência médica. (Empresa Caduceus  Segurança e Emergência Médica) Momento de Pausa Saudável Apresentação do projeto: Gesto Certo – Prof. Luís Pacheco Demonstração de Suporte Básico de Vida realizada por um aluno do Ensino Básico da Escola EB Alto do Moinho /Seixal Alunos do Ensino Básico da Escola EB Alto do Moinho /Seixal