Docente da ESTeSL no 3º lugar do Eureka! Concurso Nacional de Ciência 24 nov 2015

Docente da ESTeSL no 3º lugar do Eureka! Concurso Nacional de Ciência

A etapa final do Eureka! - Concurso Nacional de Ciência decorreu no passado dia 7 de novembro de 2015, no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI). Dos 23 concorrentes que passaram à final do concurso, o Prof. Renato Abreu, Docente da ESTeSL, conquistou o 3º lugar.

Sob o tema “mitos e verdades” em ciência, foram vários os “mitos” que dominaram a sessão: “o aquecimento global”, “cabelo e unhas crescem depois da morte?”, “um frango pode viver sem cabeça?”, “um raio nunca cai duas vezes no mesmo local?”, “apenas 10% do nosso cérebro é usado?”, “separação entre o homem e natureza?”, “há um lado escuro da lua?”. Na origem do prémio atribuído ao docente da ESTeSL esteve um vídeo apresentado por si, que mostra a experiência de inovação pedagógica no âmbito do mobile-learning junto dos estudantes da Escola, mais especificamente em unidades curriculares de práticas laboratoriais de hematologia.

O 1º prémio foi atribuído a Sofia Oliveira, da Universidade do Porto - curso de Ecologia, Ambiente e Território (2º Ciclo), no valor de 2000 €, tendo o 2º prémio, no valor de 1000€, sido alcançado por Bruno Rodrigues, da Universidade de Lisboa, curso de Engenharia Física (Mestrado Integrado). O prémio atribuído ao Prof. Renato Abreu, que concorreu na qualidade de estudante da Universidade Aberta, curso de Educação no ramo Educação à Distância e Elearning (3º Ciclo), teve um valor de 500,00€.

Foi ainda atribuído um prémio do público a Jéssica Raquel Carrola Guerra, da Universidade da Beira Interior - curso de Psicologia (1º Ciclo), no valor de 50€.

O Eureka! – Concurso Nacional de Ciência, uma iniciativa dos estudantes Ana Cardoso e Bernardo Rodrigues (do 2º ciclo em Ciências Biomédicas) e do Docente José Eduardo Cavaco (FCS-UBI), teve o apoio da reitoria da UBI, Banco Santander Universidade, FCS e Câmara Municipal da Covilhã.

Mais informações sobre o concurso na página http://www.eurekaconcurso.pt.

A ESTeSL felicita o Prof. Renato Abreu pelo resultado obtido!