ESTeSL acolhe o lançamento do livro do Prof. Mário M. Pádua 12 dez 2008

livro_prof_mario.jpg
Decorreu no dia 4 de Dezembro de 2008, pelas 16h30, no Centro de Documentação e Informação (CDI) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), o lançamento do livro do Prof. Mário M. Pádua – "Patologia Clínica para Técnicos (Tomo I) - Bacteriologia".
Docente na ESTeSL durante 14 anos, o Dr. Mário Pádua, médico patologista clínico, apresentou o culminar de um trabalho de 4 anos. O seu primeiro livro, editado pela Lusodidacta, pretende ser uma obra completa em que são abordados os principais temas na área das Análises Clínicas – Bacteriologia, Química e a Hematologia - não só de um ponto de vista teórico como também conjugando os ensinamentos práticos, que possa ser útil para estudantes e profissionais da área.
Foi perante uma plateia repleta de estudantes e docentes da ESTeSL, bem como de técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, que o Prof. Coordenador João Lobato, Vice- Presidente do Conselho Directivo da ESTeSL, abriu a sessão de lançamento do livro dando as boas vindas aos presentes e realçando a honra da ESTeSL, enquanto espaço de divulgação de conhecimento científico, em acolher o lançamento da obra de um médico patologista clínico que dedicou anos à docência na Escola na Área Científica de Análises Clínicas.
José Frade, em representação da Editora Lusodidacta, apresentou a obra do Prof. Mário M. Pádua como o mais importante livro de autor português editado pela empresa, enfatizando as dificuldades e o mérito de toda a equipa que esteve envolvida neste projecto.
A sessão de lançamento do livro do Prof. Mário Pádua, contou ainda com a presença de outra antiga docente da Área de Análises Clínicas e Saúde Pública da ESTeSL, a Profª. Coordenadora Elisa Caria, que teve a honra de “voltar a casa” e puder homenagear um colega e amigo, que considera ser uma referência nesta área do conhecimento.
Apresentado por aqueles que bem o conhecem como um homem que para além de uma extraordinária capacidade de ensinar quer sempre ir mais longe, o Dr. Mário Pádua considera que os “técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública são uma classe em ascensão e a estrutura do laboratório, sendo por isso fundamental formar não só bons técnicos mas também técnicos competentes”.
Consciente de que só parte da missão está cumprida, pois faltam editar outros dois volumes desta compilação sobre Análises Clínicas e Saúde Pública, o autor reforçou a sua ideia de que é essencial a capacidade de aprender e duvidar.
Apesar de ser um livro de sua autoria, o Prof. Mário M. Pádua não deixou de realçar a importância da colaboração de vários técnicos e ex-estudantes que contribuíram para que esta obra se tornasse realidade.
Com a certeza de que “a profissão de técnico de análises clínicas tem horizontes e um campo de acção cada vez mais vasto”, para o autor do livro apresentado, “Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer nesta área”.
Para mais informações sobre o livro "Patologia Clínica para Técnicos (Tomo I) - Bacteriologia" do Prof. Mário M. Pádua consulte a Lusodidacta - http://www.lusodidacta.pt
Lqamçamento_ Livro_prof_ Mário Páudua 022.jpg     Lqamçamento_ Livro_prof_ Mário Páudua 017.jpg
Lqamçamento_ Livro_prof_ Mário Páudua 001.jpg    Lqamçamento_ Livro_prof_ Mário Páudua 023.jpg