Instituto Politécnico de Lisboa

ESTeSL comemora Dia Mundial da Alimentação com atividades para os mais jovens 19 out 2021

ESTeSL comemora Dia Mundial da Alimentação com atividades para os mais jovens

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra anualmente a 16 de outubro, a ESTeSL desafiou os mais jovens, na passada sexta-feira, a participar em atividades onde as prioridades alimentares e nutricionais estiveram em destaque. As ações desenvolveram-se na Praça da Saúde e no foyer do Auditório ESTeSL/ESEL e dirigiram-se a alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós.

Esta iniciativa, promovida pelo curso de licenciatura em Dietética e Nutrição, veio fundamentar as ações desenvolvidas no âmbito da educação ambiental da ESTeSL, reforçando a mensagem da Food and Agriculture Organization – FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que alerta para a necessidade de praticarmos uma alimentação mais equilibrada e sustentável.

A equipa de docentes e estudantes que dinamizou as diferentes atividades sob o tema “Our actions are our future” (“As nossas ações são o nosso futuro”), o tema escolhido pela FAO para 2021, convidou os mais novos a refletir sobre as escolhas alimentares que se fazem hoje e as repercussões que as mesmas têm para a sua saúde e para a saúde do planeta, no futuro.

Alimentação de base vegetal, prática de atividade física, preferência por alimentos locais e sazonais, consumo de frutas e hortícolas e uma boa hidratação com água, foram as principais mensagens transmitidas aos participantes ao longo do dia, conselhos partilhados também com órgãos de comunicação social para que a informação chegue a uma maior audiência.