ESTeSL e ENSP promovem 3º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente 28 maio 2013

Teve lugar nos dias 24 e 25 de maio de 2013, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) – Parque das Nações, o 3º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente, promovido pela ESTeSL do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL).

A sessão de abertura do Congresso foi presidida pelo senhor Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa, e contou com a presença do Prof. João Lobato, Presidente da ESTeSL - IPL; Profª. Carla Nunes, Sub-Diretora da ENSP-UNL, em representação do seu Diretor, Prof, João Pereira; e do Prof. Paulo Sousa, Representante da Comissão Científica e Organizadora do Congresso.

O evento contou com mais de 375 participantes oriundos de todo o país, do Brasil, de Angola, e Cabo Verde, de entre outros destinos europeus.

Do programa destacam-se os temas da Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde e Segurança do Doente; Qualidade e Segurança dos Doentes: experiências “locais” em países Lusófonos; Avaliação e Melhoria em Segurança do Doente; e Qualidade e Segurança na Saúde em tempo de contenção orçamental.

Durante a manhã de sexta-feira decorreram 6 cursos pré-congresso: Gestão do Risco Clínico e Segurança do Doente; CRM - Crew Resource Management: Da Aviação para a Saúde; Controlo de Infeção e Segurança do Doente: definição de indicadores; Acreditação e sistemas de notificação; Simulação e Segurança do Doente; e Modelos e Ferramentas de Melhoria da Qualidade e da Segurança do Doente

Consulte o Programa completo do Congresso em http://www.qualsafetyportugal.eu/node/47

A par com peritos nacionais, o congresso contou ainda com individualidades de reconhecido mérito internacional que deram a conhecer a realidade de diferentes países como sejam a Suécia, França, Brasil e Angola.

O Congresso encerrou com o convite realizado pela Comissão Cientifica do evento para o 4rd Lisbon International Meeting on Quality and Patient Safety a realizar nos dia 23 e 24 de maio de 2014.

Este Congresso Internacional surge no âmbito do desenvolvimento do programa de mestrado em Segurança do Doente (realizado em associação pela ESTeSL-IPL e a ENSP-UNL) com o intuito de promover a aquisição, aprofundamento e desenvolvimento de conhecimentos científicos e de competências avançadas para o estudo e investigação no domínio da segurança do doente, da avaliação e gestão do risco e de outros aspetos da qualidade em saúde. Para mais informações sobre o mestrado em Segurança do Doente consulte http://www.estesl.ipl.pt/ensino/mestrados/seguranca-do-doente

Sessão de Abertura (da esquerda para a direita) Prof. Paulo Sousa, Prof. João Lobato, Dr. Fernando Leal da Costa, Profª. Carla Nunes Dr. Fernando Leal da Costa, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde