ESTeSL é parceira no programa para prevenir obesidade infantil em Alenquer 5 dez 2019

ESTeSL é parceira no programa para prevenir obesidade infantil em Alenquer

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), o município de Alenquer, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Hospital de Vila Franca de Xira estabeleceram na passada segunda-feira, 2 de dezembro, uma parceria com vista à implementação do programa para prevenir obesidade infantil em Alenquer.

Nos próximos dois anos em que o projeto deverá ser implementado, crianças de 5 e 6 anos irão ser referenciadas pelo centro de saúde local, podendo beneficiar de consultas de nutrição e uma aula por semana de natação gratuita.

À ESTeSL-IPL compete reforçar as consultas de nutrição, participar na organização de atividades para a comunidade e organizar dados estatísticos resultantes do projeto.

Já em 2018 e 2019, os parceiros haviam desenvolvido um projeto-piloto, no âmbito do qual foram avaliadas 88% das crianças do primeiro ciclo do concelho e 89,8% dos alunos entre o ensino pré-escolar e o ensino secundário. Os resultados apresentados nesta sessão indicaram que 17 crianças, entre os 5 e os 6 anos referenciadas com excesso de peso ou obesas, acabaram por integrar o projeto, após autorização dos pais, tendo beneficiado de acompanhamento e consulta nutricionais, avaliação médica e uma aula semanal de natação.