ESTeSL integra projeto europeu promotor da inovação e do empreendedorismo no ensino superior 6 ago 2021

O Instituto Politécnico de Lisboa, através da ESTeSL e do ISEL, integra o projeto europeu “TRUE”, um consórcio constituído por diferentes entidades de Portugal, Espanha e França, que procura eliminar os obstáculos que inibem a inovação e o empreendedorismo nas instituições do ensino superior (IES).

O projeto, apresentado no âmbito da HEI Initiative Innovation Capacity Building for Higher Education, obteve um financiamento de 1 200 000€, distribuídos por duas fases, e terá a duração de dois anos, durante os quais trabalhará para que as políticas de inovação e empreendedorismo façam parte do quotidiano dos cidadãos europeus e sejam encaradas numa ótica de longo prazo.

Além disso, o consórcio pretende ainda: alargar o âmbito de ação e gerar um forte impacto nas comunidades académicas; tornar a educação e a formação em inovação e empreendedorismo acessíveis a estudantes, pessoal docente e não docente; estimular a mudança organizacional, com foco no empreendedorismo, através da mudança de comportamento; preencher a lacuna entre as ações empreendedoras, o ensino e a investigação nesta área, e gerar métricas. Propõe-se, por isso, a colaborar com diferentes stakeholders, no sentido de apostar na inovação e na transferência de conhecimento; desenvolver ferramentas digitais de código aberto; realizar cursos de inovação e empreendedorismo; desenvolver e implementar programas que promovam o empreendedorismo sustentável; mapear o conhecimento existente para adequar estratégias e gerar métricas para analisar o impacto das intervenções realizadas e aprimorar a investigação sobre inovação e empreendedorismo.

Os parceiros do projeto esperam chegar a um universo de 4.000 cidadãos europeus durante o período de financiamento e até 19.000 até 2030, prestando apoio a atividades empreendedoras ainda em fase inicial, estabelecendo a ligação entre start-ups e os atores externos ao ecossistema e, por último, impulsionando negócios promissores.

A HEI Initiative: Innovation Capacity Building for Higher Education foi lançada pelo European Institute of Innovation and Technology (EIT) e é liderada pelo EIT RawMaterials, uma das Comunidades de Conhecimento e Inovação do EIT. Esta iniciativa faz parte da estratégia do EIT para 2021-2027 e visa ajudar as instituições de ensino superior a desenvolver a capacidade de inovar e ensinar inovação e empreendedorismo, incentivando-as a olhar para as suas próprias práticas e desenvolver ações concretas que aumentem o seu impacto nos respetivos raios de ação. Os projetos premiados no âmbito desta iniciativa incluem 135 instituições de ensino superior de 32 países diferentes e receberão um financiamento máximo de € 27,5 milhões para a Fase 1 (julho - dezembro de 2021) e a Fase 2 (janeiro de 2022 - julho de 2023).

O projeto “TRUE” resulta do novo posicionamento da ESTeSL, que tem trabalhado, entre outras áreas, na promoção da inovação e do empreendedorismo!