ESTeSL marca presença na 4ª reunião da RETS no Brasil 16 nov 2018

ESTeSL marca presença na 4ª reunião da RETS no Brasil

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) participou na 4ª Reunião Ordinária da Rede Internacional de Educação de Técnicos de Saúde (RETS) e na 4ª Reunião Ordinária da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP (RETS-CPLP), que decorreram nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Rio de Janeiro, Brasil.

O arranque do evento foi marcado pela realização do Seminário ‘40 anos de Alma-Ata e o papel dos trabalhadores técnicos em saúde na efetivação de sistemas universais de saúde’, no qual estiveram presentes a Presidente da ESTeSL, Prof.ª Anabela Graça, e a docente responsável pela área de internacionalização, na vertente CPLP, Prof.ª Ana Almeida, que constituíram a comitiva da ESTeSL.

Foram preletores deste seminário Paulo Buss, ex-presidente e atual coordenador do Centro de Relações Internacionais (CRIS) da Fiocruz, com o tema ‘Da declaração de Alma-Ata à declaração de Astana: direito universal ou cobertura universal de saúde?’, e Isabel Duré, da Secretaria de Saúde, do Ministério da Saúde e Desenvolvimento Social da Argentina, que falou sobre ‘A agenda inconclusa da formação e do trabalho dos técnicos em saúde pós 40 anos da declaração de Alma-Ata’.

No evento, que teve como objetivo analisar e definir estratégias para a melhoria da formação e do desempenho dos profissionais de saúde, tendo ainda contribuído para o aperfeiçoamento da prestação de cuidados, participaram os seguintes países: Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Paraguai, Peru, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Uruguai.

Mais informações disponíveis aqui.