História e os desafios futuros das Profissões de Diagnóstico e Terapêutica 19 dez 2012

Sessão de Abertura

Teve lugar no dia 14 de dezembro de 2012, no auditório da ESTeSL, a Conferência “Profissões de Diagnóstico e Terapêutica: a história e os desafios futuros”, promovida pelo Grupo de Interesse da História da ESTeSL e das Ciências e Tecnologias da Saúde.

Desde a sua origem, até aos dias de hoje, as Profissões de Diagnóstico e Terapêutica tiveram um enorme desenvolvimento, que de certo modo tem acompanhado a evolução histórica da própria humanidade nos últimos séculos.

A contínua evolução das ciências e tecnologias da saúde requer uma maior consciencialização da necessidade do desenvolvimento de estratégias que visem a melhoria da prestação dos cuidados de saúde e que assentem na inovação e na promoção da eficiência na gestão dos recursos e da eficácia na sua utilização.

Neste contexto, e depois da Conferência subordinada ao tema “50 anos do Ensino Formal das Profissões de Diagnóstico e Terapêutica em 110 anos de história”, que teve lugar no dia 27 de março de 2012, o Grupo de Interesse da História da ESTESL e das Ciências e Tecnologias da Saúde, promove a sua segunda conferência.

A sessão de abertura da Conferência contou com a participação do Presidente da ESTeSL, Prof. João Lobato, que presidiu à sessão, também em nome do Prof. Doutor Luís Manuel Vicente Ferreira, Presidente do IPL; da Presidente do Conselho Técnico Científico, Profª. Lina Vieira; do Presidente do Conselho Pedagógico, Profª. Amadeu Ferro; da Secretária-Geral da Direção da AE ESTeSL, Estudante Carla Valério; da Coordenadora do Grupo de Interesse da História da ESTeSL e das Ciências e Tecnologias da Saúde, Profª. Céu Leitão; e ainda da Comissão Organizadora do Evento, Profª Carina Coelho Marques.

Ao longo do dia os mais de 200 participantes nesta Conferência tiveram a oportunidade de ouvir testemunhos de 18 profissionais sobre a evolução histórica das profissões de diagnóstico e terapêutica e de refletir sobre a história e o desafio futuro destas profissões.

Consulte o Programa na íntegra em http://www.estesl.ipl.pt/agenda/profissoes-de-diagnostico-e-terapeutica-...

A Comissão Organizadora do evento promoveu durante o dia o desafio de identificação fotográfica das profissões de diagnóstico e terapêutica, tendo entregue um cheque livro da Lusodidacta no valor de 50€ à participante Cristina Lança, que apresentou o maior número de fotografias corretamente identificadas.

As reflexões finais sobre o dia de trabalhos foram realizadas pela Profª. Isabel Coutinho, membro do Grupo de Interesse e pelo Dr. Esaú Dinis, antigo diretor da ESTeSL que tem acompanhado a evolução e história das Profissões de Diagnóstico e Terapêutica.