I Seminário de Segurança e Emergência na ESTeSL 22 dez 2008

Decorreu no dia 11 de Dezembro de 2008, pelas 17h, no Auditório da ESTeSL/ESEL a primeira edição do Seminário de Segurança e Emergência da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), para estudantes do 1º ano.
Dinamizado no âmbito das actividades de integração na ESTeSL, promovidas pelo Conselho Pedagógico, este evento teve como grande objectivo sensibilizar os novos estudantes e a restante comunidade académica para questões relacionadas com a segurança no edifício da Escola e nas imediações desta, especificamente no, Parque das Nações.
Este seminário contou com a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP), na pessoa do Comandante da 40ª Esquadra da PSP – Parque das Nações, o Sub-Comissário Pita dos Santos, que aceitou o desafio da ESTeSL para apresentar à comunidade académica regras de segurança na via pública, bem como o que se passa em termos de segurança na zona circundante da Escola, o Parque das Nações.
A temática relativa aos cenários de Emergência na ESTeSL, nomeadamente evacuação, incêndio e sismo, ficou a cargo da Drª Ana Sabino, responsável pelo Gabinete de Logística e da gestão da segurança na ESTeSL.
Por fim, a Profª. Maria do Céu Barreiros e o Prof. Carlos Gonçalves, ambos docentes da Área Científica de Cardiopneumologia da ESTeSL, partilharam com os presentes noções básicas relativamente à morte súbita cardíaca, à paragem cardio-respiratória, à cadeia de sobrevivência e por fim sobre o suporte básico de vida. Neste momento mais prático da sessão, os presentes tiveram a oportunidade de observar e praticar os 8 passos essenciais do suporte básico de vida que poderão fazer a diferença no momento de socorro de uma vítima de colapso.
Tendo tido grande receptividade por parte da comunidade académica, o Seminário de Segurança e Emergência foi sem dúvida mais um elemento essencial na integração dos novos estudantes e um momento crucial para os restantes estudantes, docentes e não docentes relembrarem regras e conselhos sobre segurança e emergência.
foto1_sem_seg.JPG  foto2_sem_seg.JPG