Juntos podemos fazer a diferença 21 dez 2010

banner_noticia_Voluntarios_Vida_Paz_2010.jpg
ESTeSL 30 Anos…ao serviço da comunidade

A Comunidade Vida e Paz (CVPaz) é uma organização que apoia os sem-abrigo, com o objectivo de os reinserir como cidadãos participativos na sociedade. Distribui bens alimentares (aproximadamente 28 800 sandes e 1920 litros de leite por mês) e roupa por cerca de 450 sem-abrigo de Lisboa todas as noites do ano, como forma de construir uma relação com estas pessoas, que permita conhecer a sua situação e ajudá-los ou encorajá-los a entrar no programa de recuperação.

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), no âmbito das Comemorações dos 30 anos ESTeSL, associa-se mais uma vez à Comunidade Vida e Paz promovendo entre os dias 23 de Novembro e 17 de Dezembro de 2010 uma campanha de recolha de bens para os sem-abrigo e dinamizando uma bolsa de voluntários da ESTeSL interessados em integrar as equipas de rua da Comunidade Vida e Paz que fazem a distribuição de refeições junto dos sem-abrigo.

Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença!

1. Recolha de bens para apoio aos sem-abrigo
Deixe o seu contributo na Loja de imagem da ESTeSL ou no Átrio Principal do Piso 1 de 23 de Novembro a 17 de Dezembro de 2010.

Lista de bens para apoio aos sem-abrigo

Leite, atum, salsichas, compota, marmelada, Açúcar, Azeite, Massa, Arroz, álcool etílico, produtos de higiene (escovas de dentes, pasta de dentes, gel de banho, lâminas de barbear)

2. Dinamização de bolsa de voluntários
A ESTeSL pretende ainda colaborar com a Comunidade Vida e Paz através da criação de uma bolsa de voluntários interessados em integrar as equipas de rua, que fazem a distribuição de refeições diariamente junto dos sem-abrigo de Lisboa.

As equipas reúnem-se diariamente pelas 20h30 na Rua Domingos Bomtempo nº 7 (Alvalade), para organizarem a distribuição de refeições dessa noite, sendo que a duração das viagens de distribuição pela cidade varia em função do circuito da equipa.

Se gostaria de integrar uma destas equipas preencha a Ficha de Inscrição de Voluntário da Comunidade Vida e Paz com os seus contactos e disponibilidade por dia da semana, que será posteriormente enviada à Comunidade Vida e Paz que fará a gestão da integração dos voluntários nas equipas em função das suas necessidades. Poderá ainda, se preferir, deixar os seus contactos na Loja de Imagem da ESTeSL.

Para mais informações contacte a Comissão Executiva para as Comemorações dos 30 anos da ESTeSL – 30anos@estesl.ipl.pt

Saiba mais sobre a Comunidade Vida e Paz (CVPaz):
• A CVPaz é uma organização que apoia os sem-abrigo, com o objectivo de os reinserir como cidadãos participativos na sociedade. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa e com sede em Alvalade. É de inspiração cristã, mas congratula-se com o facto de ter o apoio de imensas entidades e pessoas de diferente fé e diferente fundamentação humanística, que se lhe unem no sentido de prestar serviço à sociedade.
• Distribui comida (cerca de 28 800 sandes e 1920 litros de leite por mês) e roupa por cerca de 450 sem-abrigo de Lisboa todas as noites do ano, como forma de construir uma relação com estas pessoas, que permita conhecer a sua situação e ajudá-los ou encorajá-los a entrar no programa de recuperação. A distribuição de comida e roupa é feita pelas equipas de rua. Cada noite, 4 equipas (em média, com 9 elementos), percorrem 4 percursos diferentes na cidade de Lisboa. Várias empresas e benfeitores contribuem para o conteúdo das ceias (duas sandes, um bolo, uma peça de fruta e leite), e algumas contribuem também com voluntários.
• O programa de recuperação é realizado num dos 2 centros terapêuticos da Comunidade (Quinta da Tomada, Quinta de Fátima) e numa Comunidade de Inserção (Quinta do Espírito Santo), passa pela desabituação de substâncias, no caso de dependentes de álcool ou drogas, mas também e sobretudo pela aquisição duma nova atitude perante a vida e competências que aumentem a possibilidade de encontrar um emprego. A Comunidade Vida e Paz já ajudou mais de 1600 pessoas a encontrar o verdadeiro rumo da sua vida – um que é livre de dependências e abundante na esperança por dias sucessivamente melhores.