Prestação de serviços na área da Saúde e Reabilitação Visual – parceria ESTeSL/ARP 16 nov 2013

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), através do seu Centro de Reabilitação Funcional da Pessoa com Deficiência da Visão, em parceria com a Associação de Retinopatia de Portugal (ARP) estão a implementar o Programa de Prestação de Serviços na Área da Saúde e Reabilitação Visual.
Em funcionamento desde o dia 7 de novembro de 2013, nos laboratórios de Ortóptica da ESTeSL, entre as 16h00 e as 21h00, às segundas e quintas-feiras, o Programa de Prestação de Serviços na Área da Saúde e Reabilitação Visual abre as portas da Escola à comunidade, que poderá realizar um conjunto de consultas e exames ao nível da saúde e reabilitação visual.

Perante marcação prévia dispõe-se dos seguintes serviços:

• Consultas de Oftalmologia
  • Consultas na área da Ortóptica: Avaliação Adulto; Avaliação Infantil; Tratamento Ortóptico; Rastreio Visual
  • Consultas de Contactologia
  • Exames complementares de diagnóstico para análise da função visual (Retinogrofias, Campos Visuais, etc.
  • Acompanhamento na deficiência visual e reabilitação, nomeadamente: Consulta de Baixa Visão; Reabilitação Visual; Informática Inclusiva; Ensaio de Ajudas Técnicas; Ensaio de Filtros; Estudo da Visão de Contraste e do Deslumbramento; Avaliação para Adaptação do Posto de Trabalho; Adaptação do Posto Escolar; Adaptação Posto de trabalho

A marcação de consultas e exames deve ser realizada através de e-mail secretaria@retinaportugal.org.pt ou dos telefones 213 660 167 e 933 660 167.

Este programa surge no âmbito da parceria estabelecida entre a ESTeSL, através da Área Científica de Ortóptica do Departamento das Ciências e Tecnologias de Reabilitação, com a Associação Retinopatia de Portugal (ARP) em 2013, tendo em vista responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde da visão, e na área da deficiência e reabilitação visual .

EQUIPA CLÍNICA

OFTALMOLOGIA

• Dra. Maria Luísa F. Colaço, médica com cédula profissional nº 49646;
  • Dra. Ana C. Almeida, médica com cédula profissional nº 46795;

Assessoria para a equipa de reabilitação visual

• Dra. Luísa Maria Pincho Santana Silva, médica com cédula profissional nº 15747.

ORTÓPTICA

• Dra. Nádia Sofia Mesquita Fernandes, ortoptista com cédula profissional nº 028229118;
  • Dra. Joana Filipa Boto Sargo, ortoptista com cédula profissional nº 038736110;
  • Dra. Catarina Falcão, ortoptista com cédula profissional nº 13480878

PSICOLOGIA

• Dra. Andreia Luísa Guedelha da Silva Neves, psicóloga com cédula profissional nº 11863;
  • Dra. Andreia Vaz (Inscrita na Ordem dos Psicólogos e a aguardar nº de cédula profissional).

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO
ASSOCIAÇÃO DE RETINOPATIA DE PORTUGAL (ARP)

• Rui Manuel Fontinha Vasconcelos (Presidente da ARP)
  • Patrícia Alexandra Dias da Silva Raimundo Matos