Primeira fase de testagem massiva no IPL termina com saldo positivo 7 maio 2021

Primeira fase de testagem massiva no IPL termina com saldo positivo

A primeira fase de testes de antigénio realizados à comunidade académica das diferentes Escolas e Institutos do Politécnico de Lisboa terminou no dia 2 de maio. O programa de testagem massiva contribuiu para que o regresso faseado às atividades letivas presenciais decorresse de forma segura e tranquila, o que deixou a equipa de voluntários da ESTeSL satisfeita com o seu trabalho.

Esta ação, na qual participaram ativamente dezenas de estudantes da licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais, docentes e não docentes da Escola, entre os quais investigadores e bolseiros do H&TRC - Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia, permitiu testar cerca de 6 000 membros da comunidade académica do IPL. Com a realização dos testes de antigénio, cujos resultados são obtidos entre 15 e 30 minutos, é possível fazer o encaminhamento imediato de eventuais casos positivos.

Inserida no Programa de testagem Cruz Vermelha Portuguesa-Ensino Superior, promovido pelas Direções-Gerais da Saúde e do Ensino Superior, a despistagem ao SARS-CoV-2 no IPL está a ser implementada pelos Serviços da Presidência, com a colaboração do Serviço de Saúde Ocupacional, da ESTeSL e do H&TRC.

A ESTeSL agradece todo o profissionalismo e dedicação com que se entregaram a este desafio os estudantes, docentes e não docentes da Escola, que disponibilizaram o seu tempo em prol de uma causa maior, a saúde pública. Reforça-se a necessidade de toda a comunidade académica dar continuidade ao cumprimento das regras para que este regresso ao ensino presencial possa realizar-se de forma segura.