Suspensão de Atividades Letivas Presenciais 13 mar 2020

Suspensão de Atividades Letivas Presenciais

Atento à disseminação da infeção por COVID-19, ao agravamento da situação, e face à declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde e apesar de, neste momento, não se registarem casos de infeção por COVID-19 entre estudantes, docentes e funcionários não docentes da ESTeSL, a manutenção do regular funcionamento das atividades letivas tem vindo a registar dificuldades crescentes.
Neste contexto, e no respeito pelo Despacho nº 63/2020-IPL, a Presidência da ESTeSL através do Despacho nº 4/2020 de 12 de março de 2020 (19h30) determina:

• a suspensão das atividades letivas presenciais na ESTeSL, com efeitos a partir de 13 de março de 2020 (inclusivé), e por um período mínimo de 15 dias, sem prejuízo da monitorização permanente da situação;
  • que, neste período, sejam empregues abordagens pedagógicas de ensino a distância (elearningmoodle, videoconferência, entre outras);
  • que o planeamento e organização destas atividades seja assumida pelos Diretores de Curso em coordenação com os Diretores de UEI e, sempre que possível, no respeito pelo horário em vigor para o 2º semestre;
  • que as férias da páscoa passem a ser de 6 a 13 (inclusive) de abril de 2020, sem prejuízo da necessidade de replaneamento e monitorização permanente da situação;
  • a suspensão de provas académicas de mestrado;
  • a suspensão do funcionamento da biblioteca, salas de estudo e espaço 24H;
  • a suspensão do atendimento presencial ao público (far-se-á atendimento telefónico ou por email).

Determina, ainda, que se mantenha em vigor a suspensão, que teve início no dia 9 de março de 2020 e até indicação em contrário, de todas as atividades de estágio, bem como as atividades de investigação e de aulas práticas em contexto hospitalar ou similar.

Mantêm-se, igualmente, em vigor as seguintes medidas já adotadas:

• a suspensão de todas as deslocações em serviço, incluindo as já autorizadas, até nova informação;
  • a suspensão de todos as mobilidades incoming e outgoing ao abrigo do Programa Erasmus+ ou de intercâmbio internacional de estudantes e pessoal docente e não docente, até nova informação;
  • a suspensão, o adiamento ou o cancelamento de todos os eventos, nomeadamente: conferências, seminários, cerimónias, visitas de estudo, dia aberto ou outros de natureza similar, até nova informação.

Serão emitidas instruções apropriadas relativas ao pessoal não docente.

Sempre que se justifique, será enviada informação atualizada à comunidade académica. Em caso de necessidade, poderão contactar para o seguinte endereço de email: covid19@sp.ipl.pt

Pedimos a vossa melhor compreensão e ajuda para que, juntos, consigamos ultrapassar da melhor forma possível o impacto desta difícil situação de saúde pública.

Por fim, apelamos a todos que este seja um período de atividade letiva efetiva e de isolamento social responsável (que permaneçam em casa e não se desloquem a espaços públicos) contribuindo para a prevenção da contaminação por COVID-19 e da sua propagação.

Anabela Graça
Presidente da ESTeSL