VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde na ESTeSL 18 nov 2015

VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde na ESTeSL

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) promoveu entre o dia 12 e 14 de novembro de 2015 o seu VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde.

Mais de 240 participantes, entre profissionais, docentes, estudantes, patrocinadores e convidados, estiveram presentes neste evento, onde se exploraram transversalmente áreas temáticas como a Formação e Educação em Saúde, as Políticas e Gestão em Saúde, a Saúde Ocupacional, o Envelhecimento, a Investigação, a Inovação e Desenvolvimento em Tecnologias e Saúde e Estilos de Vida.

Desde as 9:00 horas de quinta-feira, dia 12, e as 18:00 horas de sábado, dia 14 de novembro, foram vários os momentos de partilha de conhecimentos e experiências. O programa do VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde incluiu Sessões Especiais, Sessões Científicas, Exposição de Pósteres Científicos, Sessões paralelas/Workshops e Rising Stars – Academia ESTeSL e Conferências.

Dos mais diversos temas abordados ao longo dos três dias do Encontro, destaca-se a cerimónia de abertura, cuja conferência foi apresentada pelo Dr. Carlos Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE, e a cerimónia de encerramento, com a presença da Doutora Maria do Carmo Fonseca, Presidente do Instituto de Medicina Molecular (IMM).

O evento contou ainda com uma exposição técnica onde estiveram presentes a alumniESTeSL – Associação de Antigos Alunos da ESTeSL, a Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC), a Associação dos Técnicos de Radioterapia (ART), a Concessus – Sociedade de Apetrechamento Técnico e Cientifico, S.A., a Lusodidacta - Sociedade Portuguesa de Material Didáctico, Lda., a Normax - Fábrica de Vidros Científicos, Lda., o SINDITE - Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, a SGS e o STSS - Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica.

Dos 33 pósteres expostos, enviados por diversos autores, foi eleito um vencedor. O poster com o número 33, precisamente, sob o tema “Benefícios de um programa de exercício físico em idosos com idade igual ou superior a 80 anos: estudo preliminar”, de Rita Paixão, Pedro Lopes, João Barrocas, Olga Vicente e Teresa Tomás, mereceu a atenção da Comissão Científica do Encontro e recebeu um Cheque-Livro, oferecido pela Lusodidacta.

O VII Encontro teve ainda espaço para momentos culturais, tendo iniciado com a atuação da estudante Inês Limpo, do 2º ano do curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESTeSL, do grupo DansasAparte, no final da cerimónia de abertura, e da Est'Es La Tuna Masculina, na cerimónia de encerramento.

Mais informações sobre o Encontro em http://sites.estesl.ipl.pt/vii-encts/

Exposição técnica - SINDITE Exposição técnica - Lusodidacta Exposição técnica - STSS Exposição de pósteres Exposição técnica - Concessus, STSS e ART Exposição de pósteres Dr. Carlos Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE Atuação do grupo DansasAparte Atuação do grupo DansasAparte Atuação do grupo DansasAparte Atuação do grupo DansasAparte Exposição técnica - Normax Exposição técnica - APTEC Exposição técnica - Associação alumniESTeSL Jantar do Encontro Jantar do Encontro Exposição técnica - ART e SGS Poster vencedor Doutora Maria do Carmo Fonseca, Presidente do Instituto de Medicina Molecular Doutora Maria do Carmo Fonseca e Prof. Luís Lança, Presidente do Encontro Atuação da Est'Es La Tuna Masculina Atuação da Est'Es La Tuna Masculina Atuação da Est'Es La Tuna Masculina