Workshop em Ultrassonografia apresentado aos estudantes do mestrado integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas 7 dez 2010

Os licenciados em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) Francisco Dias e Ricardo Rodrigues, no âmbito da exposição Corpóris Fábrica - Outubro de 2010., apresentaram aos estudantes do mestrado integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas – UNL um Wokshop sobre “Anatomia do Membro superior por Ultrassonografia: Uma perspectiva osteoarticular”.
A exposição Corpóris Fábrica é um evento anual organizado pelo Departamento de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo tido em 2010 a sua 10ª. Edição. Este evento anual inspirado no tratado de Humanis Corporis Fabrica (1543), de Andreas Vesalius, considerado o pai da Anatomia Humana, explora e desvenda alguns dos maiores enigmas do funcionamento do corpo humano.
Esta apresentação foi realizada por solicitação do Departamento de Anatomia Humana da FCM à ESTeSL tendo em conta o tema deste ano - “A Anatomia e a Tecnologia”. A exposição contou ainda com a participação da Faculdade de Ciência e Tecnologia; Museu Nacional de Arqueologia, Faculdade de Belas Artes, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Academia Militar.
Da mostra em destaque sobressaíram modelos anatómicos, apresentações multimédia, investigação e património e dissecação de órgãos. Na actividade da ESTeSL foram abordadas as estruturas músculo-esqueléticas das principais articulações do membro superior por ultrassonografia: Ombro; cotovelo e punho, a qual foi alvo de louvor por parte dos formandos e do director do Departamento de Anatomia Humana dessa Faculdade – Prof. Doutor João Goyri O’Neill.
foto_workshop_ultrassonografia.JPG
Sob orientação da Área Cientifica de Radiologia da ESTeSL - Profª. Margarida Ribeiro e Prof. Ricardo Ribeiro