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FAQs Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

FAQs | Matrícula/Inscrição

Em que consiste o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)?

O CNAES é um concurso a nível nacional, realizado no final de cada ano letivo. Este concurso encontra-se organizado em 3 fases de candidatura ao Ensino Superior. Todos os candidatos, colocados ou não na(s) fase(s) anterior(es), podem concorrer à seguinte. 

Um candidato colocado numa fase, que concorra à fase seguinte, e nela seja também colocado, anula de imediato a colocação anterior, não podendo reverter o processo.

Qual a entidade competente?

A entidade competente, no que a este regime de acesso diz respeito, é a Direção Geral do Ensino Superior, sendo que será esta entidade a principal interlocutora para esclarecimento de dúvidas. Poderá consultar mais informações, Aqui.

Quais são as provas de ingresso exigidas para a candidatura aos cursos da ESTeSL?

Para o Ano Letivo 2024/2025, deverá efetuar um dos seguintes conjuntos: (02) Biologia e Geologia ou (02) Biologia e Geologia e (07) Física e Química ou (02) Biologia e Geologia e (16) Matemática. 

Para o Ano Letivo 2025/2026, deverá efetuar um dos seguintes conjuntos: (02) Biologia e Geologia e (07) Física e Química ou (02) Biologia e Geologia e (16) Matemática. 

Para se poder candidatar deverá obter uma nota mínima em qualquer uma das Provas de Ingresso de 95 pontos.

Eu já fiz os Exames Nacionais para ingresso ao Ensino Superior em ano(s) letivo(s) anterior(es), como sei se tenho os Exames Nacionais válidos?

Os exames finais nacionais do ensino secundário, efetuados a partir do ano de 2022 (inclusive), serão válidos como provas de ingresso no ano da sua realização e nos quatro anos seguintes (deliberação da CNAES n.º 1043/2021, de 13 de outubro).
Antes desta data, os exames finais nacionais são válidos como provas de ingresso no ano da sua realização e nos dois anos seguintes.

Como posso saber quantas vagas para ingresso na ESTeSL foram disponibilizadas para o CNAES?

Poderá verificar as vagas disponibilizadas no site da ESTeSL Aqui , ou no site da DGES. As vagas disponibilizadas são colocadas na sua totalidade a concurso, na 1.ª fase. Na 2º e 3º fases estarão disponíveis sucessivamente as vagas que não foram ocupadas na(s) fase(s) anterior(es).

Como posso saber as médias e classificações dos últimos colocados nos cursos de licenciatura da ESTeSL?

Poderá consultar as notas de acesso aos cursos da ESTeSL, no site da Direção-Geral do Ensino Superior, Aqui.

Onde posso consultar a legislação/regulamento associado?

Poderá consultar toda a informação relacionada com este Concurso no site da DGES, no separador “Acesso ao Ensino Superior”, Aqui

Quando é que se realiza a matrícula/inscrição no ano letivo?

A matrícula/inscrição realiza-se uma única vez para o ano letivo que se vai iniciar, de acordo com as datas indicadas no calendário académico. Na matrícula/inscrição o estudante inscreve-se a todas as unidades curriculares do 1º e 2º semestre que pretende frequentar nesse ano letivo. 

Em que data se realiza a matrícula/inscrição?

A data das matrículas e da renovação de inscrição é definida em calendário próprio que será disponibilizado para consulta no site da ESTeSL.

Terei de me deslocar à Escola para realizar a matrícula?

Não. A matrícula realiza-se através da Secretaria Virtual (link disponível na página da Escola). As credenciais de acesso que permitem a ativação da conta institucional são enviadas aos estudantes do 1º ano que vão realizar a matrícula

Para realizar a matrícula só preciso ativar a conta de e-mail institucional?

Não. Existem três plataformas que terá de ativar. O primeiro passo é ativar a conta de e-mail institucional, seguidamente, e utilizando as mesmas credenciais de acesso, terá de aceder à Secretaria Virtual onde irá realizar a matrícula.  As mesmas credenciais servirão também para conseguir aceder ao Moodle. Todos os procedimentos que terá de realizar para concluir a matrícula estão disponíveis no Manual de Apoio. Se tiver alguma dúvida deverá entrar em contacto com a Divisão de Gestão Académica da Escola, através dos meios disponíveis.

A utilização do e-mail institucional é obrigatória?

Sim. Os estudantes só poderão comunicar com os Serviços da Escola através do e-mail institucional de estudante. Não é permitida a comunicação através do e-mail pessoal.

Como é que poderei esclarecer as minhas dúvidas relacionadas com a matrícula?

No período em que estiverem a decorrer as matrículas estará disponível no site da ESTeSL um Manual de Apoio com todos os procedimentos que tem de realizar. A Divisão de Gestão Académica estará também disponível diariamente para esclarecer eventuais dúvidas que possam existir, garantindo o atendimento telefónico e por e-mail.

Quando é que tenho de entregar o Pré-Requisito do Grupo A?

O Pré-requisito do Grupo A é obrigatório e submetido online no ato da matrícula (1º ano, 1ª vez) para os cursos de licenciatura da ESTeSL.

Em que consiste o Pré-Requisito?

O Pré-Requisito de seleção – Grupo A – Comunicação Interpessoal, é um questionário médico que deve ser entregue ao seu médico assistente para que o mesmo o possa preencher e assinar.

O Pré-Requisito tem validade?

O Pré-Requisito de seleção – Grupo A – Comunicação Interpessoal, tem uma validade de 3 meses

Não tenho médico assistente. Posso solicitar o preenchimento do Pré-Requisito a um médico particular? 

Sim pode, desde que o Pré-Requisito seja preenchido e assinado por um médico inscrito na Ordem dos Médicos de Portugal.

Existe algum custo associado ao Pré-Requisito?

O Pré-Requisito do tipo A não tem quaisquer custos associados na ESTeSL. 

Que documentos preciso entregar na matrícula?

Quando estiver a realizar a matrícula terá de submeter os seguintes documentos: Pré-requisito do Grupo A, Boletim de Vacinas, Documento de Identificação e uma fotografia tipo passe.

Que valores terei de pagar na matrícula?

No ato da matrícula terá de pagar o seguro escolar, a taxa de inscrição e a 1ª prestação da propina. Os valores correspondentes a cada item estarão disponíveis para consulta no manual de apoio à matrícula.

Sou candidato a bolsa de estudos, também tenho de pagar a 1ª prestação da propina?

Não. Os estudantes que sejam candidatos a bolsa de estudos poderão assinalar essa opção quando estiverem a realizar a matrícula e o valor correspondente à 1ª prestação da propina ficará suspenso.

Como posso escolher a turma em que pretendo ficar?

A escolha da turma é feita na segunda parte da matrícula. Estarão disponíveis as várias turmas únicas existentes e deverá escolher a turma pretendida com base nos horários disponíveis. 

Onde posso consultar os horários?

Os horários encontram-se disponíveis para consulta na página da Escola no menu “Viver”, “Ser estudante”, “Informações Académicas”, “Horários e Avaliações”. Poderá também aceder através desde link https://www.estesl.ipl.pt/viver/ser-estudante/informacoes-academicas/ho….

Já concluí a matrícula, posso obter um comprovativo?

Sim. Quando concluir a matrícula terá disponível um documento PDF que pode guardar ou imprimir. Esse documento indica que a matrícula ficou no estado definitivo e poderá ser utilizado como comprovativo. Por outro lado, poderá também solicitar a emissão de uma certidão de matrícula na Secretaria Virtual, na opção “requisitar documentos”, e que poderá ser utilizada para diversos fins (ex: ADSE, Segurança Social, bolsa de estudos, etc).

Preciso do horário carimbado, como posso obter?

Poderá fazer o pedido por e-mail para a Divisão de Gestão Académica. Responderemos num curto espaço de tempo e o documento será enviado para o e-mail institucional do estudante.

Estudo e trabalho em simultâneo, há algum estatuto que posso usufruir?

Sim. Pode requerer o estatuto trabalhador-estudante. O estatuto deverá ser requerido após a matrícula, no prazo máximo de 15 dias úteis após o início das aulas. Poderá consultar os direitos e deveres associados ao Estatuto trabalhador-estudante no Regulamento Pedagógico da ESTeSL. Consulte igualmente o Despacho relativo ao estatuto para que documentos deve apresentar.

É necessário fazer matrícula também no 2º semestre?

Não. A matrícula realiza-se uma única vez, no início do ano letivo, e o estudante faz a inscrição nas unidades curriculares do 1º e 2º semestre.

Como posso contactar os Serviços Académicos?

Poderá contactar a Divisão de Gestão Académica através de três vias: por e-mail para licenciaturas@estesl.ipl.pt ; por telefone através do número 218980400 e presencialmente. O horário do atendimento telefónico e presencial é o seguinte:

  • 2ª, 4ª e 6ª – das 10h às 12h30; 
  • 3ª e 5ª – das 14h às 16h30.