Passar para o conteúdo principal

FAQs Titulares de um Curso de Técnico Superior Profissional

FAQs | Titulares de um Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP)

Quem é elegível para se candidatar ao Concurso Especial para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional?

Todos os candidatos titulares de um Diploma de Técnico Superior Profissional na área de educação e formação em que se enquadram os ciclos de estudos da ESTeSL e que não se encontrem abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional.

O que é um Curso de Técnico Superior Profissional?

Um Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) é um ciclo de estudos de ensino superior com 120 ECTS e com 2 anos letivos de duração.

Como posso saber qual a área de educação e formação em que se enquadra o curso de licenciatura em que estou interessado?

Poderá consultar as áreas de educação e formação dos ciclos de estudos da ESTeSL Aqui. Ou consultar o Regulamento dos Concursos Especiais da ESTeSL.
Para se poder candidatar, deve ter um Diploma de Técnico Superior Profissional numa das seguintes áreas CNAEF: 725, 726, 727, 851, 853 ou 862, consoante o curso de licenciatura em que se encontre interessado.

Como posso saber quantas vagas foram disponibilizadas para este Concurso Especial?

Poderá verificar se foram atribuídas vagas para o Concurso Especial para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional Aqui.

Necessito de efetuar alguma prova para me poder candidatar?

Sim. Terá que efetuar uma prova teórica de Biologia, realizada na ESTeSL. Em alternativa poderá utilizar a prova de Biologia para ingresso no ensino superior, caso tenha efetuado esta prova e a mesma se encontre válida.

Onde faço a Candidatura ao Concurso Especial para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional?

A candidatura é realizada online, obedecendo ao calendário definido pela ESTeSL e que é publicado anualmente Aqui.

Que documentos devo apresentar?

Deverá anexar cópias de: 

  • Certidão de conclusão de Curso de Técnico Superior Profissional na área de educação e formação em que se enquadra o Ciclo de Estudos de Licenciatura a que se pretende candidatar;
  • Comprovativo de aprovação na prova teórica de Biologia realizada na ESTeSL ou Comprovativo de validade da prova de Biologia para ingresso no ensino superior; 
  • Curriculum Vitae.
Quais são os critérios de seriação?

Os critérios de seriação e correspondente valoração, assim como a fórmula de cálculo da nota final encontram-se definidos no artigo 28º do Regulamento dos Concursos Especiais da ESTeSL.
Os critérios utilizados pelo júri são:

  • Classificação obtida no Curso de Técnico Superior Profissional (40%);
  • Classificação obtida na prova de Biologia realizada na ESTeSL ou classificação obtida na prova de Biologia para ingresso no ensino superior (40%);  
  • Apreciação do Curriculum Vitae (20%).
Devo entregar algum Pré-Requisito?

No ato da matrícula (caso seja colocado), deverá apresentar o Pré-Requisito de seleção – Grupo A – Comunicação Interpessoal.

Em que consiste o Pré-Requisito?

O Pré-Requisito de seleção – Grupo A – Comunicação Interpessoal, é um questionário médico que deve ser entregue ao seu médico assistente para que o mesmo o possa preencher e assinar.

O Pré-Requisito tem validade?

O Pré-Requisito de seleção – Grupo A – Comunicação Interpessoal, tem uma validade de 3 meses.

Não tenho médico assistente. Posso solicitar o preenchimento do Pré-Requisito a um médico particular?

Sim pode. Desde que o Pré-Requisito seja preenchido e assinado por um médico inscrito na Ordem dos Médicos de Portugal.

Existe algum custo associado ao Pré-Requisito?

O Pré-Requisito do tipo A não tem quaisquer custos associados na ESTeSL. No ato da matrícula apenas deverá efetuar o pagamento da Taxa de Matrícula + Seguro Escolar + 1ª Mensalidade da Propina.

Posso pedir equivalência/Creditação das Unidades Curriculares do meu curso de origem às Unidades Curriculares do curso em que me candidato?

O processo de creditação/equivalências deve ser submetido até 15 dias úteis após a matrícula. Será posteriormente submetido a análise do Conselho de Curso, Comissão de Creditação e por fim Conselho Científico. Após análise e decisão, será efetuado um plano de estudos adaptado ao Estudante, com base nas creditações aprovadas.

Existe algum custo associado ao Procedimento de Pedido de Equivalências/Creditações?

Existe um emolumento associado no valor de 5.00€ por cada ECTS submetido ao processo de creditação, referente às UCS de origem.

Como posso esclarecer as minhas dúvidas?

As dúvidas poderão ser colocadas e enviadas para o email licenciaturas@estesl.ipl.pt