Jornadas Científicas de Ortóptica e Ciências da Visão 2022

Local: ESTeSLData: 26 de maio de 2022

Terão lugar nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2022, na ESTeSL, as Jornadas Científicas de Ortóptica e Ciências da Visão 2022, “40 anos a Olhar o Futuro”, promovidas pela Unidade Curricular de Investigação em Ortóptica e Ciências da Visão, do Curso de Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Estas Jornadas pretendem assinalar os 40 anos do início do Curso de Ortóptica, em Lisboa e em simultâneo o início da 30ª Licenciatura do Curso de Ortóptica e Ciências da Visão.

O programa oferece novas perspetivas sobre diversos temas atuais, incluindo a vertente de investigação e conta com a participação de convidados nacionais e internacionais, painéis de discussão, mesas redondas, temas livres e workshops, que irão demonstrar a importância que os progressos da investigação científica e a formação contínua na área científica de Ortóptica e Ciências da Visão têm na valorizaçao dos saberes do ortoptista, incluindo o saber evoluir.

Inscrições encerradas!

Normas para apresentação das comunicações orais e posters

Para mais informações  e esclarecimento de dúvidas: jornadasocv2022@gmail.com

— Programa —

Dia 26 de maio (5ª feira)

09h00 | Abertura de Secretariado

09h30 | Sessão de Abertura – "Passado refletido no Futuro"

• 40 anos a Olhar o Futuro
  • Momento Cultural

11h00 | Pausa para café

• Visita à Exposição Técnica e Pósteres

11h30 | Conferência I: "Tips and Tricks for Better Strabismus Evaluation" | Daisy Godts (Universidade de Antuérpia)

12h30 | Almoço Livre

14h00 | Painel I: Função Visual, Visão Binocular e Ortóptica

Moderação: Alice Nunes (CHULC)

• Estrabismos restritivos | Jorge Breda (CHU S. João)
  • Ambliopia – da teoria à prática | Rita Gama (H. Luz Lisboa)
  • A importância da Ortóptica na preservação e reabilitação da Visão Binocular | Ana Rita Martins (PsicoSet

15h30 | Conferência II: "Perceção Visual e Localização Visual Egocêntrica" | Orlando Alves da Silva (Posturmed)

16h00 | Pausa para café

• Visita à Exposição Técnica e Pósteres

16h30 | Conferência III: "Bases neurofisiológicas da avaliação da função visual" | Miguel Castelo-Branco (FMUC)

Investigação Aplicada em Ortóptica (Temas Livres)

Moderação: Ilda Maria Poças (OCV-ESTeSL)

• 17h00 | TL1. “Métodos para medição do ponto de convergência próximo e o ponto de astenopia em indivíduos com Síndrome de Deficiência Postural” | Ana Dolan (ESTeSL); Ilda Maria Poças (ESTeSL/CeID, ULHT); O. Alves da Silva (Posturmed); Carina Silva (H&TRC, ESTeSL); Luís Mendanha (ESTeSL)

• 17h15 | TL2. “Bem-estar psicossocial em crianças com exotropia intermitente” | Pedro Lino (HFF); Maria Cristina Ferreira (CUF); Maria João Barrios (ISCSP-UL)

• 17h30 TL3. “Dificuldades de escrita e visão funcional em crianças do ensino básico – a disortografia e a visão” | Sara Martins (ESTeSL); Ilda Maria Poças (ESTeSL/CeiED, ULHT); Anzhelika Besidovska (ESTeSL); Carina Silva (ESTeSL/H&TRC); Marlene Rocha (ESTeSL); Nilsa Valimamade (ESTeSL); Patrícia Mourato (ESTeSL); Lucimar Dantas (CeiED, ULHT); Adriana Cardoso (ESELx)

• 17h45 | TL4. “Burnout nos Ortoptistas em Portugal durante a Pandemia COVID-19” | Débora Alexandre (ESTeSL); Helena Leitão (ESTeSL); Maria Jorge (ESTeSL); Mariana Verdial (ESTeSL);  Rita Nogueira (ESTeSL); Ana Grilo (ESTeSL/CIPsi, UL); Gonçalo Marques (ESTeSL); Ilda Maria Poças (ESTeSL/CeiED, ULHT)

• 18h00 | TL5. “A função visual em utilizadores de Microscópio Ótico” | Pedro Lino (HFF); Ilda Maria Poças (ESTeSL/CeiED, ULHT); Paula Mendonça (ESTeSL, H&TRC)
Dia 27 de maio (6ª feira)

10h00 | Painel II: "Os achados que não estão à vista"

Moderação: Pedro Camacho (OCV-ESTeSL)

• Eletrofisiologia 1998-2022 | Luís Salgueiro (IOGP)
  • Ecografia Oftálmica – “Achados inesperados” | Filomena Pinto (CHLUN-HSM)
  • Retinografia em imagem multimodal – Ver para além da cor | José Henriques (IOGP)
  • Imagiologia na visão | Daniel Leitão (CUF Tejo)

11h00 | Pausa para café

• Visita à Exposição Técnica e Pósteres

11h30 | Conferência IV: "Os nutrientes que os olhos não veem" | Ana Catarina Moreira (DTN-ESTeSL)

12h00 Workshop II: “Refração do Século XXI” – Grupo 1 | Filipa Ferreira (Essilor) - Sala 2.4

12h30 | Almoço Livre

14h00 | Painel III: O Ortoptista e os Cuidados Primários da Saúde da Visão – A Saúde da Visão – que programa, que presente, que futuro?

Moderação: Marina Caldas (FDC Consulting)

• Augusto Magalhães (CHU S. João)
  • Dina Oliveira (DGS)
  • Pedro Monteiro (ACES Almada-Seixal)