Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2023

Local: ESTeSLData: 03 de julho de 2023

De 3 a 14 de julho de 2023 a (ESTeSL-IPL) promove a iniciativa "Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde", dirigida a estudantes do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º ano) e Ensino Secundário.

Nesta 14ª edição do projeto “Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde” pretende-se que os estudantes do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º ano) e Ensino Secundário, futuros candidatos à ESTeSL, através de alternativas lúdicas e pedagógicas,  possam saber mais sobre a área das ciências e tecnologias da saúde, tornando-a numa área de interesse futuro, tanto na passagem do 9º ano para o 10º ano, como no acesso ao ensino superior.

• Dar a conhecer a oferta formativa da ESTeSL;
  • Promover o gosto pelas várias áreas das ciências e tecnologias da saúde da ESTeSL;
  • Mostrar a importância das Ciências e Tecnologias da Saúde no contexto de saúde e doença;
  • Difundir o papel da Ciência e da Tecnologia para o desenvolvimento, humanismo e cidadania;
  • Promover a adoção de Estilos de Vida Saudáveis;
  • Ajudar os participantes na sua escolha vocacional no acesso ao ensino superior.

Funcionamento das Atividades

Os participantes serão sempre acompanhados por tutores devidamente formados em todas as atividades, realizando tarefas em “oficinas laboratoriais” de acordo com o programa específico de cada um dos cursos de licenciatura, vivenciando o dia-a-dia académico e laboratorial da ESTeSL.

Data | de 3 a 14 de julho | Horário | 9h00 às 17h00

Semana de 3 a 7 de julho

Semana de 10 a 14 de julho

Receção/Boas vindas

Atividades em Dietética e Nutrição

Atividades em Ciências Biomédicas Laboratoriais

Atividades em Fisioterapia

Atividades em Farmácia

Atividades em Ortóptica e Ciências da Visão

Atividades em Fisiologia Clínica

Atividades em Ortoprotesia

Atividades em Imagem Médica e Radioterapia

Atividades em Saúde Ambiental

Encerramento 1ª semana

Encerramento 2ª semana

• 50 estudantes do 3º ciclo e ensino secundário

Critérios de Seleção

• Frequentar o 3º ciclo ou ensino secundário (6º ano concluído).
  • Ordem de receção da inscrição na ESTeSL tendo como referência a data e hora do formulário.
  • A admissão dos participantes fica dependente da inscrição e respetivo pagamento.

Inscrições ainda disponíveis apenas para a semana de 10 a 14 de julho

A inscrição deve ser realizada online através deste formulário

Data limite: Até 7 de julho de 2023

Custo da inscrição*

• Verão Total (2 semanas de atividades): 250 € por participante
  • Verão Total (2 semanas de atividades): 200 € por participante (para estudantes cujos pais sejam colaboradores nas UOs do IPL ou Instituições protocoladas com a ESTeSL)
  • Verão Parcial (1 semana de atividade): 125 € por participante
  • Verão Parcial (1 semana de atividade): 100 € por participante (para estudantes cujos pais sejam colaboradores nas UOs do IPL ou Instituições protocoladas com a ESTeSL)

O pagamento deverá ser realizado através do IBAN: PT50 0781 0112 0000 0004 00390 (IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública).

*Caso não efetue o pagamento no ato de inscrição, este deverá ser realizado até dia 23 de junho e enviado o comprovativo para tesouraria@estesl.ipl.pt com identificação do evento "Inscrição no Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde – 2023" e nome do participante. A inscrição só será considerada válida, após pagamento confirmado.

NOTA:

A inscrição na opção "Verão Parcial" não permite aos participantes a passagem por todas as áreas temáticas disponíveis, pois haverá atividades laboratoriais que decorrem apenas numa das duas semanas. Esperamos tão breve quanto possível divulgar o planeamento semanal das atividades.

Em caso de desistência, os participantes ou Encarregados de Educação devem manifestar essa intenção, por escrito, com a maior antecedência possível. Se a desistência for feita até 5 dias úteis antes do início das atividades é efetuado o reembolso de 30% do valor pago. Se a intenção for manifestada num prazo inferior não há direito a reembolso.
Em caso de cancelamento da atividade por parte da ESTeSL o valor será reembolsado na íntegra.

A Inscrição Inclui

• Participação em todas as atividades;
  • Kit laboratorial;
  • Almoço e lanche diários;
  • Certificado de presença;
  • Seguro de acidentes pessoais.

Outras informações

No decurso do Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde na ESTeSL, a organização vai proceder à recolha de imagens que serão utilizadas em páginas da Internet dedicadas a esta iniciativa, em outras de promoção das ações da Escola e em materiais de divulgação. O preenchimento do formulário de inscrição pressupõe que os participantes e  encarregados de educação tomaram conhecimento e autorizam a captação e divulgação de imagens no âmbito das atividades a desenvolver.
Qualquer impedimento a esta utilização deve ser comunicado por escrito à organização para o email comunicacao@estesl.ipl.pt até 2 dias antes do início da atividade.

Qualquer dúvida ou questão deverá contactar o email: comunicacao@estesl.ipl.pt.

Patrocínios:

Patrocínios