Será que conhecemos verdadeiramente o impacto ambiental da economia digital e da crescente digitalização das sociedades?
No âmbito do Programa Eco-Escolas e da temática dos impactos socioambientais decorrentes da digitalização das sociedades contemporâneas, realiza-se o Webinar “The Socio-Environmental Impact of the Digital Economy and the Digitalization of Societies”, com a participação de um especialista internacional Pablo Gámez Cersosimo*.
A sessão terá lugar no dia 10 de outubro, às 12h00, em formato online (Teams), com a duração aproximada de 1 hora. Este Webinar pretende promover um debate alargado e informado, a partir de estudos e obras publicadas sobre o tema.
A infraestrutura que sustenta o ciberespaço depende, em grande parte, de fontes poluentes intensivas e baseadas em combustíveis fósseis. De uma perspetiva integral e científica, a pegada de carbono, os resíduos eletrónicos e o consumo de água associados ao ecossistema digital são incompatíveis com os recursos naturais finitos da biosfera. O impacto ecológico da digitalização é grave e está atualmente a acelerar.
Destinatários: Estudantes do ensino superior e público em geral.
Inscrições aqui.
Inscrição Gratuita, mas OBRIGATÓRIA!
Sobre o Orador
*Pablo Gámez Cersosimo (Costa Rica, 1972) é investigador e autor especializado no impacto socioambiental da digitalização das sociedades. Fez parte da equipa responsável pela elaboração do primeiro relatório das Nações Unidas sobre a economia digital e as suas consequências socioambientais. Residente na Holanda, desenvolve o seu trabalho através da sua própria empresa, Naturally Digital. Em 2022, publicou Depredadores Digitais, uma história da pegada de carbono da indústria digital. Atualmente, está a trabalhar na sua próxima investigação, intitulada Uma Nova Morfologia.