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Workshop: Boas Práticas na Deficiência Visual

Local: Auditório da EscolaData: 24 de outubro de 2025

A deficiência visual, seja congénita ou adquirida, representa um desafio não apenas clínico, mas também social e psicológico. Para responder a esta realidade, a Escola Superior de Saúde de Lisboa vai promover, no dia 24 de outubro, entre as 13h00 e as 18h00, o Workshop “Boas Práticas na Deficiência Visual”, dirigido a estudantes da Escola, que decorrerá no foyer e no Auditório da Escola.

Com um máximo de 18 participantes, selecionados por ordem de inscrição, a iniciativa integra o projeto de investigação Anxiety, Depression and Flourishing Among Patients Receiving IntraviTreal Injections for Age-Related Macular Degeneration and Diabetic Retinopathy, financiado pela 9.ª edição do Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do Instituto Politécnico de Lisboa.

Este Workshop com atividades maioritariamente práticas tem como objetivos promover nos estudantes a compreensão das implicações funcionais e o impacto psicossocial associados à deficiência visual, identificar e aplicar boas práticas na abordagem à pessoa com esta condição e valorizar a utilização da técnica de guia em diferentes contextos do quotidiano. 

Programa do Workshop: 

  • Diferenciação baixa visão e cegueira.
  • O impacto psicológico da perda da visão.
  • Boas práticas na abordagem à pessoa com deficiência visual.
  • Técnica de guia.

No final, será entregue um comprovativo de participação a todos os estudantes.

Inscrições aqui até dia 22 de outubro!
Inscrição Gratuita, mas OBRIGATÓRIA!
 


Sobre a Sessão
As sessões serão conduzidas pelas terapeutas ocupacionais Marta Feliciano e Rute Patrocínio, do Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos (CRNSA). Ambas as formadoras estão envolvidas, entre outras atividades, no Programa de Reabilitação, dirigido a pessoas com deficiência visual a partir dos 16 anos de idade, organizado e direcionado para a conquista de autonomia, incluindo as áreas da Comunicação, da Orientação e Mobilidade e Atividades de Vida Diária.