Workshop Ctrl+C I Ctrl+V num Trabalho Académico

Local: ESTeSLData: 05 de dezembro de 2022

O Conselho Pedagógico da ESTeSL em articulação com a Comissão de Normas de Conduta e Boas Práticas Pedagógicas, promovem no dia 5 de dezembro de 2022, às 16h00, na sala 1.7 do piso 1 da ESTeSL, o Workshop Ctrl+C I Ctrl+V num trabalho académico.

O acesso a ferramentas de informação facilitam a consulta de um variado número de documentos úteis na construção de um trabalho científico. Porém, pode ser tentador para um estudante construir um trabalho científico baseados no Ctrl+C e Ctrl+V, aproveitando parte de um texto de outro trabalho seu e fazer uma restruturação do texto.

O resultado final poderá dar a sensação de um trabalho "original", mas quais as implicações para o estudante na avaliação da unidade curricular ou no longo prazo?

Neste Workshop, que irá decorrer em formato híbrido (presencial e online), os estudantes e outros participantes terão a oportunidade de:

• Compreender a implicação do plágio e auto-plágio num trabalho académico;
  • Pensar nas implicações éticas e legais a curto e longo prazo;
  • Reconhecer os direitos de autor;
  • Aprender a criar modelos de prevenção.

Entrada Livre!

Participa!

Inscrições encerradas

Nota: As inscrições presenciais são limitadas à capacidade da sala.  A seleção será realizada por ordem de inscrição.

16h00 | Sala 1.7

• Fraude académica – o que está envolvido.
  • Plágio e auto-plágio, o que os diferencia?
  • Como prevenir o plágio.
  • O papel do professor.

Formadores