21 de novembro de 2022

ONGD HELPO

Coordenador/a do Projeto “ProVISA: Programa Vida sem Álcool”, para São Tomé e Príncipe

A Helpo é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, sem fins lucrativos, de Direito Português, nascida em novembro de 2007. É uma Organização laica e apolítica que leva a cabo programas de apoio continuados, desenvolvimento comunitário, educação para o desenvolvimento, educação para a saúde e assistência em saúde em múltiplos países do hemisfério norte e sul do mundo. Com um foco na saúde nutricional a Helpo tem vindo a implementar os seus projetos em São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau e Portugal, tendo como parceiras instituições governamentais e sendo financiados, entre outros, pelo Camões I.P., UNICEF, WFP, CPLP e a Direção-Geral da Saúde.

Descrição do projeto

O projeto "ProVISA: Programa Vida sem Álcool" (2023-2024) consiste na implementação, a nível nacional, dum modelo de intervenção comunitário na abordagem dos Problemas Ligados ao Álcool (PLA) e na promoção de intervenções preventivas de carácter universal que contribuam para uma melhor Saúde Mental. Financiado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a ONGD Helpo e a UNICEF, os seus objetivos gerais são, por um lado, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas promovendo a Saúde Mental, e por outro, contribuir para melhorar o estado nutricional da população materno-infantil, das adolescentes e mulheres adultas em São Tomé e Príncipe.

O presente projeto pretende ser de âmbito nacional, atuando nos 6 distritos da ilha de Tomé e na Região Autónoma de Príncipe (RAP). Os beneficiários finais são a população de São Tomé e Príncipe.

Objetivo geral do cargo

Responsável pela gestão, acompanhamento e implementação do projeto, a nível técnico, financeiro e de recursos humanos. Reporta à Diretora do Departamento de Nutrição e Saúde, ao Coordenador nacional de Projetos em São Tomé e Príncipe e à Diretora do Departamento Financeiro, na sede da Helpo, sempre que solicitado.

• Licenciatura na área da Saúde;
  • Experiência de trabalho em países africanos;
  • Experiência em coordenação e gestão de atividades em projetos de intervenção comunitária, preferencialmente no âmbito da saúde e dos Problemas ligados ao álcool;
  • Excelente capacidade de planeamento, organização, elaboração e apresentação de relatórios;
  • Aptidão para gestão de pessoas (mediação de conflitos), gestão financeira e gestão logística;
  • Proactivo/a e com capacidade de trabalhar em ambientes com alguma tensão social;
  • Elevado grau de empenho para com os compromissos assumidos e objetivos a atingir;
  • Domínio do Português falado e escrito;
  • Carta de condução de automóvel;
  • Registo criminal atualizado. A Helpo reserva-se ao direito de realizar uma verificação de antecedentes e referências.

Funções e Responsabilidades

• Implementação e coordenação das atividades do projeto;
  • Coordenação dos parceiros, intervenientes e beneficiários do projeto;
  • Gestão ao nível dos recursos humanos, mediação de conflitos e construção de modelos eficazes de relacionamento;
  • Gestão financeira, mantendo o registo contabilístico atualizado mensalmente, em articulação com a sede em Portugal;
  • Acompanhamento e garantia de execução das atividades de acordo com o cronograma estipulado, propondo modificações à intervenção quando necessário e em estreita articulação com a sede em Portugal;
  • Organização dos dossiers de projeto, em suporte digital e em papel, mantendo-os atualizados e de fácil acesso;
  • Redação de relatórios periódicos de monitorização das atividades e financeiros, a reportar à sede em Portugal ou financiadores;
  • Participação em reuniões com os parceiros, organizações governamentais, academia, financiadores ou outros de relevância para o sucesso do projeto;
  • Criação de boas condições de trabalho de acordo com a conduta da Helpo e respeito mútuo pelos diferentes membros da equipa, colaboradores, parceiros e financiadores;
  • Apresentação final do relatório de execução física e relatório financeiro.

Capacidades Pessoais
Ser capaz de trabalhar com uma equipa multicultural em condições adversas, compromisso com a luta contra a pobreza, sensibilidade cultural e de género, estabilidade emocional, honestidade, adaptabilidade, capacidade de lidar com o stress, pensamento estratégico, criatividade e capacidade de improviso.

Duração do contrato: 24 meses (início previsto em Janeiro de 2023)

Os interessados deverão enviar Curriculum Vitae, uma carta de motivação e indicação de duas pessoas de referência para joanaclemente@helpo.pt e mariacastellano@helpo.pt até ao dia 5 de dezembro de 2022, indicando no assunto do email "Candidatura Coordenador/a do projeto ProVISA".

Em caso de dúvidas, contactar através do telefone (+351) 211537687.