Submetido por claudia_guerreiro a 31 July 2023

Academia Politécnico Lx de volta à ESTeSL

31.07.2023

A Academia Politécnico Lx, 5ª edição, é uma iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e pela Fórum Estudante, que decorreu entre os dias 17 e 22 de julho nas diferentes instituições de ensino superior do IPL, sendo o dia 20 de julho o dia da visita à ESTeSL.
Na ESTeSL, 50 estudantes do ensino secundário provenientes de várias escolas do país, foram recebidos no Anfiteatro, pelo Gabinete de Comunicação e pela Presidente da ESTeSL, Prof.ª Beatriz Fernandes. A Sr.ª Presidente deu as boas-vindas a todos, destacou a oferta formativa da Escola e fez uma breve explicação sobre as Tecnologias da Saúde e a sua importância na área da Saúde.

AcademiaLX2023

Os participantes tiveram oportunidade de vivenciarem diferentes, nomeadamente nos cursos de Licenciatura em:
Ciências Biomédicas Laboratoriais – participaram na atividade “Living colours”, onde ficaram a saber como funciona um laboratório de Histotecnologia desde a entrada do material biológico até à saída do diagnóstico;
Farmácia – participaram na atividade “Unguenta – Os primórdios da arte de curar”, onde prepararam pomadas, acondicionaram-nas e rotularam-nas;
Saúde Ambiental – com o tema “Empreendedorismo em Saúde Ambiental: por um futuro mais verde”, através de brainstorming sistematizaram soluções que podem levar a contribuir para um futuro mais verde e sustentável.

AcademiaLX2023  AcademiaLX2023

AcademiaLX2023   AcademiaLX2023

AcademiaLX2023    AcademiaLX2023

Imagem Médica e Radioterapia - através de simulação de uma radiografia de tórax para diagnóstico (RD); simulação de radiomarcação de bifosfonatos em contexto de cintigrafia óssea (MN) e simulação da adaptação de um colchão de vácuo à anatomia de um doente (RT), adquiriram conhecimentos sobre o papel que o futuro profissional terá na sua atuação como Técnico de Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia.

AcademiaLX2023    AcademiaLX2023

AcademiaLX2023

Sob o lema “Podes ser o que quiseres” a Academia Politécnico Lx teve como principal objetivo dar a conhecer a oferta formativa do IPL aos alunos do ensino secundário, ajudar as futuras escolhas a quando da candidatura ao Ensino Superior  e incentivando o papel de embaixador do IPL e das suas unidades orgânicas nas suas escolas.
Durante a semana os 50 estudantes tiveram também a oportunidade de desfrutar de momentos de diversão e lazer, em visitas a locais emblemáticos da cidade de Lisboa.

Saiba mais sobre a ESTeSL e como se candidatar