A 7.ª edição da Academia Politécnico Lx, uma iniciativa do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e da Fórum Estudante, regressou este ano e decorreu entre os dias 14 e 18 de julho nas diversas Escolas e Institutos do IPL. No dia 17 de julho, a ESTeSL-IPL abriu as suas portas ao grupo de 50 alunos do ensino secundário de várias escolas do país, proporcionando-lhes uma experiência imersiva no mundo do ensino superior.
No anfiteatro da ESTeSL, os jovens foram recebidos pelo Gabinete de Comunicação e pelo Presidente da instituição, Professor Doutor Amadeu Borges Ferro, que lhes deu as boas-vindas e apresentou a oferta formativa de 1.º ciclo da ESTeSL-IPL.
A tarde foi dedicada a atividades práticas, permitindo aos participantes um contacto direto com algumas das licenciaturas ministradas na ESTeSL: Dietética e Nutrição: Na "Oficina da Nutrição", os alunos exploraram os princípios da Dieta Mediterrânica e a sua importância para um estilo de vida saudável, aprendendo estratégias para corrigir hábitos alimentares.
Farmácia: A atividade "Breaking Bacteria" levou os participantes ao universo da Farmácia, focando na produção de medicamentos, especialmente a produção estéril. Foram também exploradas as áreas da Farmácia Hospitalar e novas saídas profissionais.
Saúde Ambiental: Com "Equipamentos de proteção individual e as tecnologias da Saúde", os jovens aprenderam a identificar e compreender a utilização dos equipamentos de proteção individual em contextos reais das Tecnologias da Saúde.
Ortoprotesia: Na atividade "Prótese ou Ortótese, eis a questão!", os alunos descobriram como o avanço tecnológico tem impulsionado a inovação na Ortoprotesia. Através de atividades interativas, conheceram equipamentos de digitalização de segmentos corporais, captura e tratamento de imagem 2D e avaliação de mapas de pressões plantares.
Com o lema "Podes ser o que quiseres", esta Academia Politécnico Lx tem como objetivo familiarizar os alunos do ensino secundário com a oferta formativa do IPL. A iniciativa visa auxiliar os jovens nas suas escolhas para o ensino superior e incentivá-los a tornarem-se embaixadores do IPL e das suas unidades orgânicas nas suas escolas de origem.
Para além das atividades académicas nas 8 Escolas do Politécnico de Lisboa, os 50 estudantes tiveram também a oportunidade de desfrutar de momentos de lazer e diversão, incluindo visitas a locais emblemáticos da cidade de Lisboa.
Mais informações sobre a ESTeSL-IPL e como se candidatar aqui.