Submetido por claudia_guerreiro a 19 October 2022

Curso de Capacitação em Geriatria para Voluntários reforça competências dos estudantes

19.10.2022

A formação que decorreu em duas edições, entre janeiro e abril de 2022, resultou de um projeto conjunto da Transforma Portugal/Fórum Estudante, do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, do Instituto da Segurança Social e da DGES – Direção-Geral do Ensino Superior, ao qual o Politécnico de Lisboa se associou.

Inserido do “Programa de Capacit(Ação) de Estudantes de Ensino Superior para respostas pontuais a emergências de natureza social e de saúde”, o curso de Capacitação em Geriatria para Voluntários, dinamizado pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) teve como objetivo promover as competências dos estudantes do Politécnico de Lisboa no campo do voluntariado em instituições do ISS destinadas a idosos, contribuindo, também, para a sua futura empregabilidade.

Para Graça Andradecoordenadora do curso e docente da ESTeSL, a Escola de Saúde do IPL, “pela sua vertente multidisciplinar na área da Saúde, apresenta-se como uma instituição de Ensino Superior com características facilitadoras para a criação da formação de qualidade na área da Geriatria, tendo assumido o planeamento e organização do curso, com o apoio do Politécnico de Lisboa”.

A coordenadora considera que o curso foi um importante contributo do IPL e da ESTeSL para a resposta de emergência de equipamentos sociais e de saúde em tempo de pandemia. “Por outro lado, a capacitação para atividades de voluntariado aumenta o capital humano que cada estudante representa, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e a aquisição de competências de vida”, ressalta Graça Andrade.

Lúcia Leitãoestudante da Escola Superior de Dança, frequentou o curso de 70 horas que considera ter superado as expetativas e “permitiu adquirir vários ensinamentos no que toca à nossa saúde, tanto para ajudar os outros como para mim”. “Ganhar conhecimento sobre diversas áreas, porque todas elas de alguma forma fazem parte da nossa vida”, é importante na perspetiva da jovem.

Para a estudante, a formação permitiu “ganhar muito conhecimento mantendo o horário normal da nossa vida”. Afirma, ainda, que o apoio financeiro no valor de 219 €/mês atribuído aos formandos foi um fator relevante que, no seu caso, ajudou no pagamento das propinas.
Cada edição contou com 15 formandos, oriundos de várias Escolas do Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Dança, Escola Superior de Educação de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa). Foram recebidas 74 candidaturas à frequência do curso.

Texto de CSS/GCI IPL