Submetido por claudia_guerreiro a 3 June 2024

Dia Mundial da Ortóptica | Alunos da Escola Básica Manuel Teixeira Gomes em Marvila beneficiam de rastreio visual gratuito

03.06.2024

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Ortóptica (3 de junho), que este ano tem como tema "World Worthoptic Day 2024 - Orthoptists making a difference", cerca de 150 crianças do 1º ciclo e do jardim de infância da Escola Básica Manuel Teixeira Gomes, em Marvila, beneficiaram de rastreio visual gratuito. A iniciativa, realizada pela Associação de Pais da escola em parceria com o Curso de Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão (OCV) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e a Essilor, teve como objetivo a deteção precoce de alterações na visão que possam afetar a aprendizagem das crianças.

O rastreio visual foi realizado por docentes e estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da ESTeSL, em colaboração com a Essilor. A avaliação da visão nesta faixa etária é fundamental para a deteção precoce de problemas oculares que podem afetar negativamente o processo de aprendizagem.

rastreio visual1   rastreio visual2   rastreio visual3

Para além do seu contributo para a saúde das crianças, a iniciativa proporcionou aos estudantes da ESTeSL uma valiosa experiência prática em contexto real, no âmbito dos cuidados primários da saúde ocular. Esta experiência enriquece a sua formação e contribui para uma preparação mais completa para o mercado de trabalho.

rastreio visual4

De salientar que as atividades de voluntariado da ESTeSL integram-se na sua missão de prestar serviços à comunidade nas áreas das Ciências e Tecnologias da Saúde.

A iniciativa foi elogiada pelos pais e pela comunidade escolar, que reconheceram a sua importância para a saúde e o bem-estar das crianças.