Cláudia Viegas, docente da Escola Superior de Lisboa (ESSL), é coautora do "Livro de Receitas do Doente Hemato-oncológico", um guia prático e inovador para o suporte nutricional de pacientes em tratamento.
O livro, escrito em parceria com a nutricionista Marta Eusébio (alumni do Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição da ESSL), é uma fusão de ciência, sabor e criatividade, e surge como uma resposta fundamental aos complexos desafios nutricionais enfrentados por doentes sujeitos a quimioterapia e outros tratamentos oncológicos.

A alimentação torna-se um desafio constante para estes utentes, que frequentemente lidam com efeitos adversos como a falta de apetite (anorexia), inflamação da boca e mucosas (mucosite), e a baixa contagem de glóbulos brancos e plaquetas (neutropenia e trombocitopenia). A obra visa combater estes sintomas e o desconhecimento ou crenças erradas sobre dietas, transformando o ato de comer, muitas vezes uma fonte de stress, numa via de conforto e recuperação informada.
O "Livro de Receitas do Doente Hemato-oncológico" destaca-se pela sua estrutura didática e interativa. Este guia, com 132 páginas, organiza-se em quatro grandes secções: informações gerais sobre segurança alimentar; gestão dos sintomas; receitas de bebidas, entrada, pratos principais e sobremesas que são dividas por tipo e por sintoma; e a secção mitos e verdades sobre a alimentação durante a doença.
O núcleo da obra é composto por um conjunto de receitas testadas pelas autoras, pensadas para conciliar nutrição e conforto, sem descurar as necessidades proteicas e energéticas. A obra visa transformar o ato de comer numa via de recuperação e prazer informado, em vez de uma fonte adicional de stress.

A publicação contou com o apoio institucional da MSD, através da APCL (Associação Portuguesa Contra a Leucemia), o que permite a distribuição gratuita do guia nos eventos da Associação.
A ESSL dá os parabéns à docente/investigadora Cláudia Viegas por esta contribuição significativa, que promove a literacia em saúde e tem um impacto direto na melhoria da qualidade de vida da comunidade hemato-oncológica em Portugal.
Para consulta pública e online, é possível aceder ao guia através do seguinte link:
https://www.msdsaude.pt/wp-content/uploads/sites/338/2025/10/Guia-de-apoio-ao-doente-Interativo-FINAL.pdf.
