Submetido por claudia_guerreiro a 19 May 2023

Docente da ESTeSL reflete sobre o papel da tecnologia no futuro da educação

19.05.2023

Vítor Manteigas, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), foi convidado pela FCCN para fazer uma reflexão sobre a importância da tecnologia no futuro da educação, disponibilizada no blog promovido pela Unidade de Computação Científica da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O membro do Grupo de Trabalho para o Ensino a Distância do Politécnico de Lisboa (EaD@IP) falou da evolução do processo de ensino-aprendizagem e decorrente necessidade de adaptação da educação às exigências da sociedade e da tecnologia.

Apostar na capacitação dos profissionais da educação para o uso adequado da tecnologia nomeadamente, no contexto do ensino superior é um dos enfoques do contributo feito pelo docente da ESTeSL, que reforça a necessidade de potenciar o ensino em diferentes contextos, sem desumanizar o processo educativo.

Para Vítor Manteigas, o cenário tradicional da sala de aula começa a fazer parte do passado, realidade que foi potenciada pela pandemia, abrindo portas aos “processos de autoeducação e de ensino a distância”, que têm crescido face ao ensino tradicional.

Tal como tem acontecido no Politécnico de Lisboa, com a aposta no Ensino a Distância como fator diferenciador, o docente fala de um esforço generalizado no uso dos recursos digitais, para alavancar novos modelos pedagógicos e metodologias de ensino. Vítor Manteigas dá como exemplo o uso do vídeo como ferramenta que complementa o processo de ensino-aprendizagem. Plataformas como o Educast da FCCN, da qual o IPL é parceiro, possibilitam a gravação de aulas, edição de vídeos online e a respetiva publicação, e permitem a integração em plataformas LMS – Learning Management System (Sistemas de Gestão de Aprendizagem), como é o caso do Moodle.

docente da ESTeSL e membro do EaD@IP acredita que tecnologia fez cair as fronteiras da instituição. “Hoje, a sala de aula é a sala de estar, o jardim público, a biblioteca e o café do bairro, onde o professor deverá estar motivado e capacitado, continuando a ser aquele que concebe os percursos de aprendizagem deste ensino reinventado”.

Vítor Manteigas é o coordenador da unidade curricular de Criação de Vídeos e Podcasts para Aprendizagem Online incluída no plano de estudos da pós-graduação em Educação Digital, um novo curso que resulta de uma parceria entre o Grupo de Trabalho para o Ensino a Distância do Politécnico de Lisboa (EaD@IPL) e a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx).